Neste dia 29 de julho é celebrado o dia dos “amigos de Jesus”.
No início de 2022, o saudoso Papa Francisco promulgou um decreto da Congregação para o Culto Divino, com o qual instituiu a celebração dos santos irmãos Marta, Maria e Lázaro no Calendário Romano Geral da Igreja.
A escolha de Francisco está ligada ao desejo de esclarecer as incertezas que existem em torno da identidade de Maria de Betânia.
Padre Conrado Maggioni, liturgista e desde 2014 subsecretário da Congregação para o Culto Divino, explicou que:
“A tradição ocidental nos transmitia uma dúvida: no passado, alguns estudiosos identificavam Maria de Betânia com Madalena, Maria de Magdala, mas na realidade, já na década de 1950 os que trabalhavam na reforma do Calendário Romano já tinham verificado que essa identificação era incerta. Pensou-se, portanto, que já tinha chegado o tempo para resolver definitivamente esta perplexidade, até porque o nosso Dicastério recebia pedidos para unificar na mesma celebração os santos Marta, Maria e Lázaro e já existiam calendários, como o dos beneditinos ou o da Terra Santa, que celebravam juntos no dia 29 de julho estes três irmãos, amigos de Jesus”.
De acordo com o Padre Luigi Maria Epicoco, sacerdote e autor de um livreto dedicado a Marta, Maria e Lázaro com o foco no tema dos laços de amizade, “a escolha do Papa de lembrá-los juntos em uma única festa é uma notícia maravilhosa, porque estes três personagens são uma verdadeira família e Jesus frequenta sua casa.
Portanto, foi correto não dar espaço a apenas um dos protagonistas, mas estender esta celebração a todo o clã familiar que nos diz, afinal, que o cristianismo sempre funciona dentro de uma dinâmica de relações e não simplesmente no heroísmo individual”, afirmou.
Para Epicoco, a compreensão do Evangelho vem na medida em que apostamos nossas vidas nos relacionamentos:
“Na vida de Jesus a amizade jamais é um passatempo, mas é o alfabeto básico para poder compreender a sua mensagem. Se pensamos que mesmo no Getsêmani Jesus precisava de amigos, entendemos que nossa maior presunção é a de querer enfrentar a vida sozinhos”, disse.
A segunda-feira santa, dentro da Semana Santa, recorda um gesto profundo de amizade de Jesus: Ele visita Marta, Maria e Lázaro em Betânia antes de sua Paixão.
Esse momento revela o valor da comunhão e da presença fraterna, mesmo diante do sofrimento que se aproxima. O Evangelho de João relata:
“Seis dias antes da Páscoa, veio Jesus a Betânia, onde morava Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos”. (Jo 12,1)
Ali, Maria unge os pés de Jesus com perfume, em um gesto de amor e adoração (Jo 12,3). Essa visita mostra como, mesmo às vésperas da cruz, Jesus se faz próximo dos seus, um sinal claro de que a amizade é um dom sagrado.
"Senhor nosso Deus, cujo Filho chamou de novo Lázaro do sepulcro para a vida
e aceitou a hospitalidade que Marta Lhe oferecia em sua casa,
concedei-nos que, servindo a Cristo em cada um dos nossos irmãos,
mereçamos ser alimentados com Maria na meditação da sua Palavra.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina,
na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Amém!"
.:: Conheça 10 versículos para entender Deus como um amigo
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.