Desde 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu agosto como o Mês Vocacional. O objetivo principal é conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.
Por isso, cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à Semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos.
Neste ano, a abertura do mês vocacional será realizada no dia 1º de agosto, às 19h, na Basílica São Francisco de Assis, em Brasília (DF).
A Missa será presidida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers. A iniciativa será transmitida também, ao vivo, pelas redes sociais da Conferência (@cnbbnacional).
A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada da CNBB, principal articuladora do mês, convida a refletir a temática “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema “Pedi, pois, ao Senhor da Messe”.
"Vamos e somos todos convidados a rezar pelas vocações, a promover as vocações nas nossas igrejas particulares, dioceses, paróquias e comunidades e ao mesmo tempo ajudar os vocacionados e as vocacionadas", destaca o presidente da Comissão Episcopal, Dom Ângelo Ademir Mezzari.

Para ajudar as comunidades a pensarem sobre o tema, sobretudo no tempo de oração e reflexão, foi organizado um material de apoio, no qual são apresentadas reflexões e orações para os momentos da vida da comunidade, dedicadas ao Ministério Ordenado, à vida familiar matrimonial, à vida religiosa consagrada e aos ministérios leigos.
Dom Ângelo salienta que o subsídio “Hora Vocacional” oferece a oportunidade de refletir e rezar pelas vocações.
“O grande convite que nós fazemos é que nessa Igreja, que é uma sinfonia vocacional, isso é, onde todas as vocações e ministérios têm o seu lugar, desde o bispo, o sacerdote, o diácono permanente, os religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, a vida, a família, os diversos serviços e ministérios na Igreja, formem essa sinfonia e essa polifonia, onde todas as vocações podem exercer a sua missão, mas podem se expressar de acordo com a sua especificidade”.
Assista ao depoimento de Dom Ademir sobre o Mês Vocacional:
Fonte: CNBB
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Papa destaca leitura bíblica sem fundamentalismos
Na Audiência Geral, Leão XIV afirma que "a Igreja é chamada a reapresentar a Palavra de Deus com uma linguagem capaz de chegar aos corações."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.