A 19ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) foi finalizada nesta terça-feira (30), após uma semana de um aprofundamento e da caminhada dos padres no país, com as atividades realizadas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
Com o tema “Presbíteros: testemunhas da esperança” e o lema “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação” (Rm, 12,12) o evento proporcionou um espaço para reflexões, a compreensão do ministério presbiteral na perspectiva da comunhão em uma Igreja Sinodal, a celebração da vida dos presbíteros na liturgia, a saúde dos padres e um exame de consciência da sua espiritualidade.
A Santa Missa das 9h no Altar Central foi presidida por Dom Ângelo Mezzari, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que em sua homilia falou da alegria em concluir o Encontro no Santuário Nacional de Aparecida.
“Esses padres presentes aqui representam todos os presbíteros do Brasil, que calculamos em torno de 22 mil, com a graça de Deus! Desde o Sul até a Amazônia, eles estão a serviço da evangelização nas suas dioceses e Igrejas particulares. Estivemos reunidos em oração aqui sob o olhar de nossa querida Mãe e Padroeira, refletindo e sonhando esta vocação e missão tão bela de cada presbítero!”.
O bispo refletiu o tema central desta semana de encontro entre os padres das dioceses brasileiras.
“Sabemos que a vocação sacerdotal é tão sagrada e cheia de desafios! A esperança para nós é Jesus Cristo, que pela força do Espírito nos faz arder o coração e nos conduz! Por isso, nessa paz de Jesus, podemos caminhar alegres na esperança! Levemos essa alegria da esperança em Cristo! Como é belo ser padre, ser sacerdote e dar esse testemunho! Colocamos aos pés da Mãe ao seu Filho Jesus, todos os cansaços, estresses, desafios da evangelização e também de nossa vida pessoal, o esforço diante de uma realidade agressiva, na qual nos sentimos inseguros! É com Maria aos pés da Cruz que está o sentido pleno de nosso ministério sacerdotal, mas sempre constantes na oração!”.
Na segunda-feira (29), a Comissão Episcopal divulgou a Carta do 19º Encontro Nacional de Presbíteros, assinada pela presidência e membros da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), organizadora do evento.
“Somos chamados, em um mundo de desesperançados, a sermos sinais de esperança. A olharmos a vida com um olhar propositivo, com um coração repleto de confiança no Senhor. Nossa esperança deve fazer com que as pessoas despertem do terrível pesadelo do desespero que mergulha o ser humano na prisão de seus medos, sacrifica os sonhos e desejos de um futuro melhor. Junto a isso emerge o grande mal do individualismo que separa o ser humano de seu próximo, de Deus e, portanto, de sua verdadeira identidade. Estas realidades são o grande desafio da Pastoral Presbiteral”, diz um trecho da carta.
O documento impulsiona cada sacerdote a sempre colher a novidade do Espírito que sempre jorra esperança para cada vez mais fiéis a seguirem o Evangelho de Cristo pela Igreja.
“Amados irmãos, concluímos o nosso 19° ENP com o desejo profundo de espalhar esta mensagem de esperança e coragem por toda' parte, sob o impulso do Espírito do Senhor. Convidamos a todos os presbitérios a estruturarem a Pastoral Presbiteral como espaço de comunhão, partilha fraterna e ajuda mútua; animamos ao cuidado com a saúde física, psíquica e espiritual, para que possamos, com o olhar misericordioso do Bom Pastor, nos dirigir aos excluídos e enfermos no corpo e na alma, que anseiam pela caridade generosa dos discípulos de Cristo Jesus”.
Assista a Missa em Aparecida que concluiu o Encontro Nacional de Presbíteros
Repam celebra 10 anos de cuidado e defesa da Amazônia
A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) celebrou 10 anos de compromisso com a Amazônia em setembro de 2024, destacando a defesa do bioma e seus povos.
7 momentos marcantes da viagem do Papa para a Ásia e Oceania
Em viagem mais longa de seu pontificado, Francisco transformou o povo e a si mesmo nestes 12 dias.
Igreja alerta sobre perigos dos jogos de azar
Igreja e especialistas destacam os prejuízos sociais e morais dos jogos de azar, que afetam milhões de brasileiros com compulsão e dívidas. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.