Notícias

Francisco lembra o incansável serviço ao bem realizado por Elizabeth

Santo Padre enviou condolências pelo falecimento da Rainha da Inglaterra nesta quinta-feira, 8 de setembro

Escrito por Lais Silva

08 SET 2022 - 13H49 (Atualizada em 09 SET 2022 - 07H51)

Getty Images

Nesta quinta-feira, 8 de setembro, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado anunciando o falecimento de Elizabeth II, Rainha da Inglaterra, aos 96 anos de idade.

Ainda na manhã desta quinta-feira, o Palácio já havia emitido um comunicado sobre o estado de saúde da monarca. A informação preocupou familiares, amigos, lideranças de países e lideranças religiosas. 

“Após uma avaliação mais aprofundada, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha continua confortável e em Balmoral”, dizia um trecho do comunicado.

Logo após a confirmação da notícia vinda da Família Real, o Papa Francisco enviou um telegrama para o Rei Charles.

"Profundamente entristecido com a notícia da morte de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, estendo minhas sinceras condolências a Sua Majestade, aos membros da Família Real, ao povo do Reino Unido e à Commonwealth", diz o Santo Padre.

"Uno-me a todos aqueles que choram por ela, rezando pelo descanso eterno da falecida Rainha e prestando homenagem à sua vida de serviço incansável ao bem da Nação e da Commonwealth, ao seu exemplo de devoção ao dever, ao seu firme testemunho de fé em Jesus Cristo e à sua firme esperança em suas promessas", prosseguiu Francisco.

Ao final da correspondência, o pontífice ressaltou que está em oração pelo Reino Unido e dá sua bênção para Charles em sua nova missão em reinar o povo britânico. 

"Confiando sua nobre alma à bondade misericordiosa de nosso Pai Celestial, asseguro a Vossa Majestade minhas orações para que Deus Todo-Poderoso o sustente com sua graça inabalável, enquanto assume agora as altas responsabilidades como Rei. Sobre o senhor e sobre todos aqueles que guardam a memória de sua falecida mãe, invoco a abundância das bênçãos divinas como penhor de conforto e força no Senhor", concluiu.


Vatican Media
Vatican Media
Francisco com a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip, falecido em abril de 2021


A despedida da Rainha

Após receber informações sobre o estado de saúde da monarca, os familiares foram ao encontro dela que estava em sua propriedade nas Terras Altas da Escócia, onde passa grande parte do verão. Ao seu lado já encontravam os quatro filhos, o príncipe Charles, com a esposa Camila, Andrew, Anne e Edward, e ainda o neto William com a mulher Catherine. O príncipe Harry e a mulher, Meghan Markle, foram os últimos a chegar no local.

Durante todo o dia, a imprensa britânica ficou em alerta com o comunicado; a BBC suspendeu a programação para informar as atualizações da família real. A tradicional troca da guarda da rainha foi suspensa e não acontecerá hoje. População já se reúne na frente do Palácio em comoção e respeito a Família Real.

Desde outubro de 2021 a rainha estaria passando por problemas de saúde; houve especulações sobre uma queda, que foi desmentida pelo Palácio. Em fevereiro deste ano a monarca contraiu Covid-19, tempo depois foi anunciado que ela estava com uma doença que "a deixou exausta".

A morte da Rainha Elizabeth II marca o fim de uma era, o reinado mais longo do país, 70 anos ocupando o trono. A monarca passou por grandes marcos na história como o período da Guerra Fria, sucessivas crises políticas e econômicas, entrou e saiu da União Europeia, além de uma pandemia global.

O comunicado oficial nos portões do Palácio já foi colocado, um trecho diz: "A Rainha morreu em paz".

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


Mensagem do Papa por seus 70 anos de reinado

Neste ano, Elizabeth II, completou 70 anos de reinado, com quatro dias de comemorações. A monarca foi rainha da Grã-Bretanha e mais uma dúzia de países, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Papa Francisco parabenizou a Rainha pelas sete décadas ocupando o trono e ainda afirmou que ela estaria em suas orações.

“Para que Deus Todo-Poderoso conceda à senhora, aos membros da família real e a todo o povo da nação, bênçãos de unidade, prosperidade e de paz”.

Em março, Francisco também enviou felicitações à Rainha e destacou seu serviço perseverante e constante, "ao bem da nação, ao progresso de seu povo e à preservação de sua ilustre herança espiritual, cultural e política" e concluiu dizendo:

"Que esta árvore, que na Bíblia simboliza o florescimento da fortaleza, da justiça e da prosperidade, seja um penhor de abundantes bênçãos divinas sobre seu reino".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...