A cruz é um dos símbolos mais importantes que aprendemos a contemplar e adorar desde cedo, na iniciação cristã. Para milhões de fiéis, ela é a lembrança do amor incondicional de Cristo, que se entregou por toda a humanidade.
Para muitos, é um sinal que chama a atenção e se torna um convite à oração ao avistar uma igreja, ao observar um crucifixo numa casa, ao rezar um terço ou utilizar-se de um acessório.
Inclusive, mesmo quem não frequenta regularmente a Igreja reconhece seu valor por despertar fé, esperança e coragem.
Ana Maria, do Rio de Janeiro (RJ), resume esse sentimento:
“Eu vejo a cruz como a força da fé, porque, por exemplo, eu não vou direto à Igreja, mas eu tenho muita confiança de que Deus está presente na minha vida; sempre em todos os momentos que eu penso nele, ele está presente na minha vida. Então, eu acho que a cruz é um símbolo muito forte.”
O Catecismo da Igreja Católica afirma que a cruz é o “sinal único do sacrifício de Cristo, único mediador entre Deus e os homens” (CIC 618). Já São João Paulo II, em sua carta apostólica Salvifici Doloris, destacou que “a cruz revela a plenitude do amor de Deus”.
Para os cristãos, contemplar a cruz significa unir-se ao mistério da Páscoa: morte e ressurreição. É a certeza de que o sofrimento pode se transformar em vitória.
A devota Terezinha Célia Silva, de Morro do Ferro (MG), expressa isso em sua fala ao A12:
“A Cruz de Jesus, para mim, tem um simbolismo muito grande, porque é na Cruz que Ele morreu, para a remissão de nossos pecados. Diante da Cruz, eu encontro luz, força, esperança, consolação. E a Cruz de Jesus me inspira a ter força e coragem para carregar minha própria Cruz e ajudar também meus irmãos, por vezes, a carregar suas cruzes. E a cruz é libertadora, porque Cristo morreu na cruz para depois ressuscitar, então a cruz que aparentemente era uma derrota se tornou o motivo de uma vitória em Deus.”
:: Conheça 4 Cruzes do Santuário Nacional e suas histórias
No Santuário Nacional de Aparecida, a Cruz do Nada ocupa lugar de destaque. Ela foi criada pelo artista sacro Cláudio Pastro e instalada acima do Altar Central.
O nome vem do sentido espiritual de “desapego total”, recordando que Cristo, na cruz, entregou tudo ao Pai.
Ali, os romeiros fazem suas orações e também um lindo registro fotográfico ao se posicionarem no corredor sul (do nicho de Nossa Senhora). Dessa forma, o vitral vermelho pode ser percebido encaixado no coração de Jesus na Cruz, lembrando todo o amor incondicional de Cristo.
:: Aprenda a fazer essa foto da Cruz do Nada no Santuário Nacional!
A cruz também é fonte de coragem nas lutas cotidianas. Por meio dela, toma-se consciência de que nenhum sofrimento é em vão e que Deus caminha junto com seus filhos, em busca da Salvação de todos.
Ana Paula Nunes, de Araraquara (SP), compartilha sua experiência:
“Sempre que eu olho para a cruz e rezo bastante, vejo o quanto que Jesus sofreu por nós. Saber disso me dá forças para que a gente lide com as nossas dificuldades no dia a dia, porque a gente sabe que Jesus foi o que mais sofreu por nós, então nós também temos que passar pelas dificuldades e passar por todas elas e ficar bem.”
A cruz, que já foi sinal de dor e morte, tornou-se para os cristãos o maior sinal de vitória. No altar, ela ocupa sempre o centro. Na vida dos fiéis, é fonte de esperança e de encontro com Deus.
Assim, contemplar a cruz é vivenciar o amor verdadeiro, que não passa. É acreditar que da dor nasce a vida!
:: E para você, o que é a cruz? Conte nos comentários!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.