Notícias

Padres paulistas se preparam para a Páscoa em Aparecida

Sacerdotes do Vale do Paraíba e Litoral Norte tiveram momentos de espiritualidade e confissão

Escrito por Alberto Andrade

29 FEV 2024 - 15H02 (Atualizada em 29 FEV 2024 - 15H47)

Diocese de São José dos Campos - Valmir Jr

No último dia 27 de fevereiro, bispos, sacerdotes e diáconos que compõem o clero da Arquidiocese de Aparecida (SP) e das dioceses de Caraguatatuba, Lorena, São José dos Campos e Taubaté realizaram sua peregrinação conjunta ao Santuário Nacional.

Leia MaisCNBB organiza seminário de iniciação à vida cristã para presbíterosNova Comissão Nacional de Presbíteros é aprovada pela CNBBO encontro entre os cerca de 100 presbíteros concentrou-se no período da manhã com momentos de oração, reflexão, confissões entre os sacerdotes, missa e uma procissão até o Nicho onde está a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

As atividades aconteceram no subsolo do Santuário, e contaram com a celebração penitencial, presidida por Dom José Valmor Cesar Teixeira, bispo de São José dos Campos (SP) e componente da Comissão para a Comunhão e Partilha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os presbíteros também acompanharam uma palestra ministrada pelo Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP).

Diocese de São José dos Campos - Valmir Jr
Diocese de São José dos Campos  - Valmir Jr


A reunião marca a preparação da sub-região de Aparecida para a Páscoa. De caráter penitencial, a peregrinação também foi um momento de encontro entre o clero regional, distribuído em 39 cidades paulistas em mais de 150 paróquias, atendendo quase 2,5 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o A12, o Padre Alexsandro de Brito Ramos, pároco da Matriz de Santa Branca (SP), falou da alegria em participar da reunião dos presbíteros na Casa da Mãe.

“Um momento de celebração penitencial importante para nós! Um momento de graça, oração, partilha, confissão e também ali um momento de oração junto a Nossa Senhora Aparecida. Um testemunho muito bonito de participação, oração. Uma graça especial para o povo de Deus para celebrarmos muito bem essa quaresma!”.

Padre Ricardo Leite, da paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos, em Jacareí (SP), explica como foi a manhã de espiritualidade entre os religiosos.

Somos todos cristãos e convidados a viver o tempo da Quaresma, de penitência, em busca a confissão e fazer um exame de consciência. Então, há uma iniciativa do sub-regional de Aparecida, dos padres terem um dia em que eles se preparam, fazem uma reflexão, uma meditaçãoO Frei Hans colocou para nós a questão da misericórdia, da misericórdia do sacerdote com o povo. Então, nós vamos refletindo se estamos no caminho certo, vamos olhando em nós aquilo que precisa ser mudado.

Depois tivemos o momento de celebração penitencial, onde fizemos um exame de consciência. Depois temos a confissão. Cada padre escolhe um outro padre para confessar. E assim a gente vai se preparando. Não dá para falar para o povo se preparar e a gente não se preparar se colocando à margem disso, como se o sacerdote não precisasse. A gente é padre, mas é também uma pessoa, um cristão que precisa se preparar também para a Páscoa de Nosso Senhor, falou o pároco.

Diocese de São José dos Campos - Valmir Jr
Diocese de São José dos Campos  - Valmir Jr


O sacerdote também disse que realizar o encontro no Santuário Nacional traz um sentido de peregrinação, misericórdia e fraternidade.

E estar em Aparecida nos ajuda a rezar, nos tira talvez daquela rotina e poder encontrar todos os padres ali e poder entender que todos nós estamos juntos precisando, somos filhos dessa Mãe. E é muito bacana, porque fazemos essa experiência peregrina, depois no final da celebração penitencial, vamos até a imagem parecida, rezamos todos juntos, rezamos por nós, rezamos pelo povo de Deus, pedimos pelo povo. E fazemos essa experiência depois com o almoço de confraternização, de poder celebrar também juntos a partilha e a amizade na mesa”.

Diocese de São José dos Campos - Valmir Jr
Diocese de São José dos Campos  - Valmir Jr


Outro testemunho desta importante preparação é do Padre Lucas Rosa Silva, vigário da Paróquia Espírito Santo, de São José dos Campos.

“Nós sacerdotes também precisamos nos preparar para atender bem o povo de Deus! Temos que ajuda-los a viver bem este tempo precioso e outros tempos da Igreja, justamente para nossa santificação! Nossa Província Eclesiástica tem algo maravilhoso que é esse encontro anual logo no início da Quaresma para rezarmos, refletirmos, confessarmos e ajudar a cada paroquiano”.

Padre Lucas também elogia o fato desta preparação ser organizada sempre na Capital Mariana da Fé.

“Nossa província tem um santuário mariano, onde foi realizado o nosso encontro! Aos pés de Nossa Senhora, o que mais podíamos esperar? Foi maravilhoso e terminou justamente em frente a imagem dela. E rezamos por você que reza por nós e rezamos pelo nosso ministério e agora, vamos viver a Quaresma e depois a Semana Santa!”.

Padre Diego traz uma reflexão sobre o tempo quaresmal


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...