Notícias

Pe. Antônio Niemiec fala sobre o Congresso Missionário Nacional de Seminarista

Em entrevista ele falou sobre o lançamento Experiência Missionária Nacional de Seminaristas

Escrito por Lais Silva

15 JUL 2022 - 14H40 (Atualizada em 15 JUL 2022 - 16H28)

Fr. Clayton Sérgio Cunha Peixoto

Entre os dias 11 a 17 de julho, a cidade de João Pessoa (PB), acolhe seminaristas de todo o Brasil, que participam do 4º Congresso Missionário Nacional de Seminarista (COMINSE). O evento é realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).Leia Mais4º Congresso Missionário Nacional acolhe seminaristas de todo o BrasilCardeal mais jovem da Igreja é missionário em país com poucos católicos

O primeiro Congresso Nacional de Seminarista aconteceu em Brasília, no ano de 2010. A segunda edição aconteceu em 2015, em Belo Horizonte. O terceiro em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul e agora o quarto, está sendo realizado em João Pessoa. Essas variações de localidade servem para que o encontro consiga atingir todas as regiões, neste processo missionário.

O encontro é um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações. Nesta edição o tema central é “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). Em entrevista ao A12, o Secretário Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), pe. Antônio Niemiec, falou sobre a estrutura, construção e importância do evento.

“O evento importantíssimo para Igreja do Brasil como também para todos os que estão envolvidos diretamente no processo formativo de seminaristas, tanto Diocesanos, como também religiosos. Temos aqui nestes dias do Congresso que começou no dia 11 e vai ser concluído no dia 17, no próximo domingo, uma grande representatividade de Dioceses do Brasil, no total 134 Dioceses representadas pelos seminaristas diocesanos, temos também seminaristas religiosos de seis congregações, inclusive temos redentoristas participando pela primeira vez neste Congresso Missionário”.

Durante a pandemia diversos eventos ficaram impossibilitados de acontecer, ou aconteceram de forma online. O padre também falou sobre a necessidade desse encontro presencial.

“É um congresso que acontece depois de um tempo muito difícil que nós vivemos, inclusive ainda estamos neste período pandêmico, talvez não tão grave como algum tempo atrás, mas mesmo assim, nós temos participação muito expressiva de seminarista. Claro que com todos os cuidados sanitários, por causa da situação, mas é bonito. E a gente vai percebendo que havia também uma necessidade da parte dos próprios seminaristas para se encontrar ou reencontrar, para estarmos juntos, para celebrarmos juntos a nossa fé, nossa caminhada missionária e também para nos dedicar ao estudo da reflexão”.

O secretário nacional da POM, adiantou que será lançado oficialmente a primeira Experiência Missionária Nacional de Seminaristas.

“Vai ser lançado oficialmente também em conexão com Congresso Missionário Nacional, a primeira Experiência Missionária Nacional de Seminaristas, juntamente com reitores e formadores do seminário, casas de formação e com a participação também da Juventude Missionária. Será no mês de janeiro do ano que vem na Arquidiocese de Manaus que vai acolher ao menos 500 participantes do Brasil”.

Pe. Antônio Niemec, deu uma entrevista bem completa falando sobre o Congresso. Confira o vídeo na íntegra:

Colaboração: Assessoria de Imprensa Pontifícias Obras Missionárias (POM)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...