Notícias

Pe. Awi: “Aparecida mexe com algo dentro do Papa”

Em entrevista ao A12, o Superior Geral dos Padres de Schoenstatt falou sobre a relação do Pontífice com Nossa Senhora

Escrito por Guilherme Gomes

02 JUN 2023 - 17H45 (Atualizada em 02 JUN 2023 - 18H06)

Thiago Leon

Leia MaisVeja o conselho do Papa Francisco para não existir fofocaEm Aparecida (SP), para participar do XVI Congresso Mariológico, o Pe. Alexandre Awi, Superior Geral dos Padres de Schoenstatt, falou sobre a relação do Papa Francisco com Nossa Senhora.

Em entrevista exclusiva ao A12, nesta sexta-feira (02), Pe. Awi, que também é membro da direção da Associação Brasileira de Mariologia, falou do carinho que o Pontífice nutre por Aparecida e da importância do vídeo enviado por ele para a abertura do Congresso.

O fato dele escutar falar de Aparecida, alguma coisa mexe lá dentro dele. De fato, quando eu falei que o Congresso era em Aparecida, ele falou imediatamente: ‘em Aparecida está a Mãezinha’”, disse.

Thiago Leon
Thiago Leon


Pe. Alexandre Awi, que foi
secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, esteve muito próximo de Francisco também em outras duas ocasiões especiais relacionadas a Nossa Senhora.

A primeira, quando o Papa, ainda Cardeal Bergoglio, participou da V Conferência Geral do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM), em 2007, em Aparecida. Depois, quando o acompanhou durante a sua primeira Viagem Apostólica, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro.

Foi a experiência dele em 2007 durante vinte dias escutando o povo rezar e os bispos trabalhando lá embaixo (no subsolo do Santuário Nacional), uma Conferência que marcou a vida dele. E certamente depois, em 2013, quando veio ao Brasil, ele quis vir em Aparecida”, revelou Pe. Awi.

E completou:

Foi um desejo dele. Não estava no programa da JMJ, mas ele quis vir justamente porque Aparecida desperta nele uma série de experiências e vivências profundas de povo e de Igreja”, contou.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


O XVI Congresso Mariológico, promovido pela
Academia Marial de Aparecida, tem como temática, justamente, a espiritualidade mariana do Santo Padre, Papa Francisco. Conferencista do Congresso, Pe. Awi também falou ao A12 sobre a importância de Maria na vida do Pontífice.

O Papa Francisco tem uma experiência familiar muito mariana. Ele vai descobrindo cada vez mais Nossa Senhora através do contato com o povo de Deus, com a piedade popular.

Ele percebe que isso é uma inspiração para a própria Igreja, ou seja, da forma que o povo ama Maria, da forma que o povo se relaciona com Nossa Senhora, as virtudes de Nossa Senhora que o povo percebe e procura encarnar” contou.

Thiago Leon
Thiago Leon


De acordo com Pe. Alexandre, a
relação mariana do Papa Francisco mostra a Igreja que ele quer implementar.

É uma mensagem para a própria Igreja de hoje e para a Igreja que o Papa quer implementar: uma Igreja Mariana com atitudes maternais, com atitudes misericordiosas, de acolhimento. Por isso, a devoção dele à Nossa Senhora tem consequências para a própria vida da Igreja que ele está conduzindo”, finalizou o brasileiro.

.:: Por telefone, Papa diz que avalia a possibilidade de nova visita ao Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...