Leia MaisVeja o conselho do Papa Francisco para não existir fofocaEm Aparecida (SP), para participar do XVI Congresso Mariológico, o Pe. Alexandre Awi, Superior Geral dos Padres de Schoenstatt, falou sobre a relação do Papa Francisco com Nossa Senhora.
Em entrevista exclusiva ao A12, nesta sexta-feira (02), Pe. Awi, que também é membro da direção da Associação Brasileira de Mariologia, falou do carinho que o Pontífice nutre por Aparecida e da importância do vídeo enviado por ele para a abertura do Congresso.
“O fato dele escutar falar de Aparecida, alguma coisa mexe lá dentro dele. De fato, quando eu falei que o Congresso era em Aparecida, ele falou imediatamente: ‘em Aparecida está a Mãezinha’”, disse.
Pe. Alexandre Awi, que foi secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, esteve muito próximo de Francisco também em outras duas ocasiões especiais relacionadas a Nossa Senhora.
A primeira, quando o Papa, ainda Cardeal Bergoglio, participou da V Conferência Geral do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM), em 2007, em Aparecida. Depois, quando o acompanhou durante a sua primeira Viagem Apostólica, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro.
“Foi a experiência dele em 2007 durante vinte dias escutando o povo rezar e os bispos trabalhando lá embaixo (no subsolo do Santuário Nacional), uma Conferência que marcou a vida dele. E certamente depois, em 2013, quando veio ao Brasil, ele quis vir em Aparecida”, revelou Pe. Awi.
E completou:
“Foi um desejo dele. Não estava no programa da JMJ, mas ele quis vir justamente porque Aparecida desperta nele uma série de experiências e vivências profundas de povo e de Igreja”, contou.
O XVI Congresso Mariológico, promovido pela Academia Marial de Aparecida, tem como temática, justamente, a espiritualidade mariana do Santo Padre, Papa Francisco. Conferencista do Congresso, Pe. Awi também falou ao A12 sobre a importância de Maria na vida do Pontífice.
“O Papa Francisco tem uma experiência familiar muito mariana. Ele vai descobrindo cada vez mais Nossa Senhora através do contato com o povo de Deus, com a piedade popular.
Ele percebe que isso é uma inspiração para a própria Igreja, ou seja, da forma que o povo ama Maria, da forma que o povo se relaciona com Nossa Senhora, as virtudes de Nossa Senhora que o povo percebe e procura encarnar” contou.
De acordo com Pe. Alexandre, a relação mariana do Papa Francisco mostra a Igreja que ele quer implementar.
“É uma mensagem para a própria Igreja de hoje e para a Igreja que o Papa quer implementar: uma Igreja Mariana com atitudes maternais, com atitudes misericordiosas, de acolhimento. Por isso, a devoção dele à Nossa Senhora tem consequências para a própria vida da Igreja que ele está conduzindo”, finalizou o brasileiro.
.:: Por telefone, Papa diz que avalia a possibilidade de nova visita ao Brasil
As parábolas de Jesus: O filho que diz sim ao Pai
Jesus usou do filho que não queria ir trabalhar mas mudou de ideia para termos certeza da autoridade de Jesus em nossas vidas
Papa recebe em Audiência membros da Fazenda da Esperança
O Santo Padre, Papa Francisco, recebeu nesta manhã (29) membros da Fazenda da Esperança em celebração aos 40 anos de fundação da comunidade.
Acolhimento e proteção é pedido de Comissão para Sínodo
Documento traz luz à falta de proteção e acolhimento a vítimas de vulnerabilidades e busca fomentar discussão durante Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.