Na Audiência Geral desta quarta-feira (11), na Sala Paulo VI, o Papa Leão XIV deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre a Constituição Dogmática Dei Verbum, do Concílio Vaticano II. Dessa vez, o Pontífice refletiu o capítulo sexto do documento, que trata da relação entre a Palavra de Deus e a Igreja.
O Santo Padre destacou a ligação entre a Sagrada Escritura e a comunidade eclesial. Segundo ele, “a Igreja é o lugar próprio da Sagrada Escritura. Sob a inspiração do Espírito Santo, a Bíblia nasceu do povo de Deus e é destinada ao povo de Deus”.
De acordo com o Papa, é na vida e na fé da Igreja que a Escritura encontra o seu ambiente natural. É ali que seu sentido se revela e sua força se manifesta.
add_box Acompanhe as outras catequeses do Papa Leão XIV sobre a Dei Verbum
Leão XIV recordou que a Igreja mantém vivo o valor da Bíblia. Ele citou como marco recente a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos de 2008, dedicada ao tema “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”.
Para o Papa, “na comunidade eclesial, a Escritura encontra o contexto necessário para cumprir a sua tarefa específica e alcançar o seu objetivo: dar a conhecer Cristo e abrir ao diálogo com Deus”.
Ao mencionar São Jerônimo, reafirmou que "a ignorância da Escritura é, de fato, a ignorância de Cristo". A citação reforça que o estudo e a meditação bíblica conduzem ao conhecimento de Jesus e à comunhão com Deus.
O Pontífice explicou que a Dei Verbum apresenta a Revelação como um diálogo, “em que Deus fala aos homens como amigos. Isto acontece quando lemos a Bíblia numa atitude interior de oração: então Deus vem ao nosso encontro e entra em diálogo conosco”.
A Escritura, confiada à Igreja, possui papel ativo na vida dos cristãos, sustenta a comunidade e fortalece a fé dos fiéis. O Papa incentivou todos a beber dessa fonte, sobretudo na Eucaristia e nos demais sacramentos.
Ele também ressaltou a responsabilidade de quem exerce o ministério da Palavra. “O amor pela Sagrada Escritura e a familiaridade com ela devem guiar aqueles que exercem o ministério da Palavra: bispos, sacerdotes, diáconos, catequistas”. O trabalho dos exegetas e estudiosos foi reconhecido como essencial para a vida teológica da Igreja.
Leão XIV afirmou que a Igreja deseja que a Palavra de Deus alcance cada fiel e sustente sua caminhada de fé. Ao mesmo tempo, essa Palavra impulsiona a Igreja para além de si mesma, abrindo-a à missão.
O Papa observou que o mundo está repleto de discursos vazios. Diante disso, reforçou: “A Palavra de Deus, pelo contrário, sacia a nossa sede de sentido, de verdade sobre as nossas vidas. É a única Palavra que é sempre nova: revelando-nos o mistério de Deus, é inesgotável, nunca deixa de oferecer as suas riquezas”.
Ao concluir a catequese, destacou a centralidade de Cristo na Sagrada Escritura:
“Vivendo na Igreja, aprendemos que a Sagrada Escritura está totalmente relacionada com Jesus Cristo e experimentamos que esta é a razão profunda do seu valor e do seu poder. Cristo é o Verbo vivo do Pai, o Verbo de Deus feito carne. Toda a Escritura proclama a sua Pessoa e a sua presença salvadora, para cada um de nós e para toda a humanidade. Abramos, pois, os nossos corações e mentes para acolher este dom, na escola de Maria, Mãe da Igreja”.
add_box Como ler a Bíblia? 3 critérios para interpretar a Sagrada Escritura
Fonte: Vatican News
Visitar os enfermos: um gesto cristão de misericórdia
No Dia Mundial do Enfermo e mês em que o Papa Leão XIV nos convida a rezar pelas crianças com doenças incuráveis, reflita sobre uma obra de misericórdia!
CNBB dá passo importante para a evangelização da Juventude
O Documento 85 aborda ações práticas e direcionamentos para trabalhar a evangelização com a juventude. A comissão caminha para atualizar alguns pontos importantes.
VÍDEO: Veja como foi a Romaria do Terço dos Homens 2026
O encontro dos homens do Terço foi um verdadeiro retiro. Homens de joelhos, proclamando o senhorio de Jesus e a intercessão de Maria, renovando o compromisso de santidade na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.