O Tempo Quaresmal é um período de oração, penitência e conversão. A oração é uma ação necessária na vida do cristão, pois ela nos leva a intimidade com Deus. O Padre Ferdinando Mancílio traz a reflexão sobre: "Por que rezar os Mistérios Dolorosos pode nos ajudar a vivenciar da melhor forma a Quaresma?"
“Eu diria que o importante é a vida de oração na vida do cristão. E a vida de oração ela parte da intimidade com Deus com a pessoa de Jesus, mas também parte da realidade em que nós vivemos”, explicou.
Rezar os Mistérios Dolorosos do Terço pode - e deve - ajudar a compreender melhor o que refletir no Tempo Quaresmal, e também refletir sobre a realidade do outro. De acordo com o padre, a oração deve trazer a realidade do povo, como por exemplo, nos dias atuais, em que ocorre uma guerra na Ucrânia e a população de lá precisa de oração.
“A guerra já não tinha sentido na pré-história, muito menos agora no tempo em que vivemos. Então o que ocorre é essa dor, a perda da esperança, a perda de tudo aquilo que foi construído e que a guerra desfaz de um momento para outro. Então, pra rezar o Mistério Doloroso, a gente tem que voltar o olhar para a dor do irmão e da irmã”, afirmou.
A Quaresma é um tempo litúrgico muito importante para a reflexão e vivência da realidade batismal, que finaliza com a celebração da Páscoa. Pe. Ferdinando lembra que neste período é necessário reviver profundamente o batismo; e rezar o Mistério Doloroso auxilia nesse processo.
“E o que é o batismo exatamente? O batismo é assumir a mesma missão de Jesus. Portanto, no sentido dos mistérios da dor, nós só podemos rezar de fato se nos fizermos solidários com o irmão. Porque, senão, eu contemplo a dor do Cristo, mas não contemplo a dor do irmão”, ressaltou.
Os Mistérios Dolorosos contam os últimos passos de Cristo, até Sua morte e são rezados nas terças e sextas-feiras. Rezar e refletir o sofrimento de Jesus é uma forma de reconhecer seu amor por nós.
“Amor verdadeiro existe para com Deus e para com o irmão. Portanto, nesse Tempo Quaresmal, rezar os mistérios dolorosos é rezar o sofrimento de Cristo, mas também o sofrimento do irmão e da irmã”, afirmou.
É importante reafirmar que a Quaresma é um tempo de preparação para vivenciar a Páscoa e, na última semana deste tempo, é celebrada a Semana Santa, que tem como proposta fazer com que o cristão viva de forma completa a fé Naquele que deu sua vida por nós.
“Então, ao nos preparar para viver a Semana Santa, a gente só pode olhar o modelo Daquele que é modelo pra nós. Jesus é modelo acabado e completo de vida para nós e, no seguimento Dele, nós também vamos doando a vida em favor do irmão. Aliás, a vida só tem sentido se ela for doada”, finalizou.
Durante a Quaresma, o A12 realiza uma live para convidar os devotos a rezarem juntos o Terço Quaresmal, toda terça-feira, às 16h, pelo Facebook do A12 e do Santuário Nacional de Aparecida.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.