Em uma sociedade mergulhada na ansiedade, cansaço e desânimo, Viktor Frankl pode ser o autor que faltava na sua estante!
Em “Um sentido para a vida: Psicoterapia e Humanismo”, o psiquiatra austríaco resgata o “sentido”, ou seja, a essência do humano que realmente sustenta a existência.
bookmark Esta leitura recomendada para quem: • está em busca de propósito • gosta de psicologia com base espiritual • se interessa por histórias de superação reais • quer crescer interiormente sem perder a fé |
Frankl era médico, mas seu ponto de vista sobre o comportamento humano veio também pela sua história de vida: ele sobreviveu a quatro campos de concentração, incluindo Auschwitz, e perdeu boa parte da família nas câmaras de gás.
Em meio ao sofrimento extremo, concluiu anos depois que esse interesse o salvou, além de outros companheiros de prisão que tinham esperança e davam um significado a suas vidas, acima de qualquer horror a que foram submetidos.
Essa convicção deu origem à logoterapia, uma abordagem psicológica centrada no significado e na motivação. Para Frankl, o ser humano não é movido apenas pelo prazer ou poder, mas pelo desejo profundo de sentido. Esse é o fio que une todos os capítulos do livro publicado pela Editora Ideias & Letras.
Ao longo das páginas, ele critica duramente o que chama de “pseudo-humanismo”, segundo ele, uma forma superficial de olhar para o homem, sem considerar sua profundidade espiritual.
Frankl não rejeita os estudos de Freud nem Adler, mas aponta limites claros nas escolas psicológicas que ignoram a liberdade humana. E o faz com firmeza e clareza, sem abandonar o rigor científico. Leia MaisAinda dá tempo: revise suas metas do ano e recomece!O que Jung nos ensina sobre o amor? Como a narrativa pode ressignificar a vida
Frankl também desafia o leitor: “Você sabe por que está vivendo?”. Se a pergunta incomoda, o livro se torna ainda mais necessário, não como uma fórmula pronta, mas um guia para quem se sente perdido em meio a tantas vozes e tendências e busca, genuinamente, reencontrar a si mesmo.
:: É urgente a necessidade de buscar sentido! Adquira e leia este livro de Viktor Frankl!
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.