| Este é um conteúdo seriado. O A12 e a Editora Santuário se unem para evangelizar por meio da literatura. Padre Domingos Sávio, C.Ss.R. lê livros escolhidos a dedo, com “trechos que tocam a alma” de quem lê. |
Como você confere aqui no A12, a Igreja Católica celebra São José, patrono universal da Igreja, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. E sempre vamos recordar José como chefe de família, e um pai cuidadoso e zeloso e fiel cumpridor das leis judaicas.
A Bíblia não traz muitos detalhes sobre a vida de São José e nem o convívio diário da Sagrada Família. Mas, sabemos que José era justo e fiel aos preceitos, tanto que resolve abandonar Nossa Senhora secretamente ao saber que ela estava grávida, pois ele não sabia que era por obra do Espírito Santo e nem havia compreendido. Se ele abandonasse Maria, ela poderia ser apedrejada, pois na época as mulheres adúlteras sofriam o castigo.
Em um sonho, o Anjo do Senhor lhe disse “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque a criança que ela tem em seu seio vem do Espírito Santo. Ela terá um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados” (Mt 1, 20–21), e assim compreende a missão para a salvação da humanidade, acolhe Maria consigo e posteriormente o menino Deus.
São José tem tanta importância para Igreja que a celebração de seu dia tem grau de Solenidade e é celebrado na cor branca. A Igreja faz uma pausa na Quaresma para com alegria celebrar o padroeiro da Igreja Católica. Nessa missa da solenidade de São José abre-se uma exceção e entoamos o hino de louvor (Glória).

E para enriquecer mais a experiência de fé, a Editora Santuário lançou o livro “Exercícios Espirituais com São José”, do Padre Flávio Sobreiro, onde o leitor é convidado a percorrer um caminho de oração para viver mais intensamente a espiritualidade cristã, tendo São José como companheiro de viagem de fé. Uma ajuda educativa, pois “a vida espiritual que José nos mostra não é um caminho a ser explicado, mas um caminho a ser acolhido” (Papa Francisco, Patris Corde, p.15). Mais informações do livro podem ser acessadas aqui.
São sete exercícios apresentados a partir da Palavra de Deus, com um breve texto do Magistério da Igreja, o testemunho de uma santo ou santa a respeito de sua devoção a São José, Lírio de amor, a Ladainha e o compromisso de vida. O autor orienta a refletir estes temas todas as quartas-feiras, sugestão vinda da piedade popular praticada em meados do século XVII, que ampliará o espaço de seu interior para a presença de Deus.
“São José poderia ter nos comunicado coisas maravilhosas sobre Jesus, contudo preservou com seu silêncio a intimidade divina que habitava sua alma e deveria permanecer oculta, longe do ouvidos curiosos e das línguas perigosas. Ele poderia ter falado muito, mas optou por guardar dentro de seu coração as bênçãos que contemplava. Essa atitude interior nos ensina que o caminho do silêncio é uma escada de graças para alcançarmos a paz”, diz o Padre Flávio.
Confira um trecho do livro lido pelo missionário redentorista Padre Domingos Sávio
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.