Notícias

Novena de Natal começa nesta segunda-feira na Basílica Histórica

Participe de forma presencial ou em casa pela Rede Aparecida de Comunicação

Escrito por Isabela Araujo

16 NOV 2022 - 14H21 (Atualizada em 12 DEZ 2022 - 16H02)

Gustavo Cabral/ Portal A12

Leia MaisLista de presentes para o Natal da Loja Oficial do SantuárioConfira 5 reflexões do Papa Francisco para viver o NatalTenha cuidado para não mundanizar o NatalPara nos prepararmos para o tempo de festas e acolher o Menino Jesus em nossos corações, anualmente acontece a Novena de Natal, um momento de oração para nos prepararmos para este período tão relevante e impactante em nossas vidas.

Com o tema “Venham a Belém, aqui nasce a esperança!”, a Novena visa ajudar a “contemplar o mistério da encarnação de Deus e convida-nos ao serviço solidário aos mais necessitados, nas periferias sociais e existenciais do mundo”.

A redação da Novena deste ano ficou a cargo do padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R,  a revisão teólogica dos textos foi realizada pelos redentoristas padre Eduardo Catalfo, padre Domingos Sávio da Silva, padre Diego Antônio da Silva, padre Lucas Emanuel e do irmão Alan Patrick Zuccherato, que também ficou responsável pela organização das músicas da novena junto com o frater Iorlando Fernandes. 

Jesus Cervantes/ Shutterstock
Jesus Cervantes/ Shutterstock


Pe. Fábio Evaristo, Missionário Redentorista e diretor da Editora Santuário,  explica que a escolha do tema deste ano foi pautada na esperança.

"Um tema sempre atual e presente na história da humanidade. Somos lembrados de que Deus quis oferecer-nos esperança a partir da periferia do mundo. Belém é o lugar que representa muito bem a opção de Deus para revelar seu amor. Ao nascer numa família pobre e num lugar muito simples, Deus surpreende o mundo e nos provoca a também transformar nossa maneira de viver.", diz o Padre.

O convite de ajudarmos os que mais precisam segue, inclusive, as diretrizes da encíclica do Papa Francisco, a Fratelli tutti, em que ele nos mostra a importância da fraternidade em meio à sociedade.

Vale ainda lembrar que ajudar o próximo é o que Jesus ensinou em sua essência, sendo então a forma mais pura e cristã de viver o Natal.

Programação

Temas de cada dia da Novena de Natal 

Reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo ressalta a oportunidade em anunciar o Messias prometido a partir da Novena de Natal e de seus temas diários.

"Em sintonia com o tempo litúrgico do Advento, esta novena nos aproxima de muitos personagens bíblicos do Antigo e do Novo Testamento, que na esperança messiânica ensinam que o Messias prometido é o Príncipe da Paz! Os estudiosos da Bíblia afirmam que Isaías é o profeta messiânico por excelência. Ao lado dele, Jeremias, João Batista, Isabel e Zacarias são alguns dos muitos personagens que protagonizam o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Também nós somos novos precursores do Messias! Deus conta com nossa aceitação e parceria".

  • 1º Dia – A Criação é a encarnação do amor de Deus
  • 2° Dia – Deus continua fiel a seu plano divino
  • 3º Dia – O Messias prometido é o príncipe da Paz!
  • 4º Dia – Zacarias e Isabel: Aí vem o precursor!
  • 5º Dia – João Batista abre os corações ao Messias, que está às portas!
  • 6º Dia – Maria, a mulher escolhida para mãe do Messias!
  • 7º Dia – Com coração de pai e esposo, José acolhe o Menino e sua mãe
  • 8º Dia – A hora de Deus se aproxima!
  • 9° Dia – Natal: A esperança visita a humanidade!




Livro para acompanhar a Novena de Natal

Anualmente, o Santuário Nacional de Aparecida lança um guia oracional com a finalidade de preparar o coração dos devotos da Mãe Aparecida, para que fiquem prontos para viver o período de Natal, bem como para receber o Menino Jesus.

O livro da Novena de Natal 2022, desenvolvido pelos Missionários Redentoristas, já está disponível para aquisição na Editora Santuário ou na Loja Oficial do Santuário Nacional, por R$ 4,00.

"É muita antiga a tradição em nossa Igreja de se fazer preparação para as grandes celebrações com novenas e tríduos. Para bem celebrar-se os grandes mistérios de nossa fé, é muito importante que preparemos o nosso coração pela oração.

Esta novena de Natal foi organizada a partir de uma perspectiva bíblica e oracional, quer nos ajudar a melhor refletirmos sobre o significado do Mistério da Encarnação.", aborda o diretor da Editora , sobre a relevância do livro na vida dos cristãos.

Conheça o presépio que o Santuário Nacional montou para este ano

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...