Leia Mais4 dicas para você escolher cantos do Advento e NatalMensagem de Natal para os devotos da Mãe AparecidaCom a aproximação do Natal e, ainda, a finalização do ano, é natural que diversos sentimentos invadam nossos corações e reflexões sobre a vida e a espiritualidade se façam presentes.
É um período de muitos acontecimentos: festas, confraternizações, trocas de presentes, e tudo isso torna esta época corrida e regada a sentimentos.
Mas o que movimenta tudo isso? Será que olhamos para o que verdadeiramente importa e valorizamos o real?
O Natal nada mais é do que Jesus. Seu nascimento em meio a nós, o cordeiro de Deus enviado ao mundo, e nada além disso importa.

É claro que gostamos de confraternizar, demonstrar nosso amor ao próximo e isso, em diferentes vezes, envolve bens materiais, como presentes comprados. A questão é que devemos sempre ter Jesus como foco destas ações e nossas atitudes devem estar voltadas à espiritualidade, e não ao material.
“Sois imenso, e fizestes-Vos pequenino; sois rico, e fizestes-Vos pobre; sois omnipotente, e fizestes-Vos frágil.” - Papa Francisco em homilia na Solenidade do Natal do Senhor, em 2013.
Deus, em sua imensidão, trouxe seu Filho ao mundo de forma simples, o qual nos ensinou, durante toda a Sua vida na terra, o verdadeiro valor das coisas, o verdadeiro tesouro de Deus, que não está no que se compra, mas nas ações, no ser.

“Mas encontrar-se com Ele não é tão simples assim. Ele não veio cheio de pompa, em um castelo imponente. Ele veio frágil, em uma manjedoura. Só o encontramos se ficamos atentos aos sinais dele em nossa vida, como os pastores que receberam a visita dos anjos e os reis magos que seguiram a estrela que os guiava. É preciso fazer silêncio e ficar atento. Exatamente o contrário do que muitas vezes fazemos nessas épocas.
Os presentes e a festa fazem parte de tudo isso. É um tempo de verdadeira alegria, mas que precisa ser entendida, para não perder o foco. Os reis magos trouxeram presentes para o menino Jesus. Presentes valiosos inclusive, ouro, incenso e mirra. Mas o fizeram sabendo porque o faziam. Tinham encontrado Jesus e essa era a alegria de cada um deles.” – João Antônio Johas, no texto “O consumismo e o verdadeiro espírito do Natal”.
Seu presente pode ser uma oração, sua confraternização pode ser sua ida à Santa Missa junto de seus irmãos, sua grandiosa ceia pode ser a partilha de alimento com os que passam fome. Dê o verdadeiro valor as coisas, siga os passos de Jesus.
Para se conectar com o verdadeiro sentido do Natal, assista a duas importantes reflexões do Papa Francisco
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.