Notícias

Encontro reúne psicólogos que atuam na formação de seminaristas

Escrito por Lais Silva

19 SET 2022 - 16H41 (Atualizada em 20 SET 2022 - 09H34)

Freepik / Freepik

Leia MaisSetembro Amarelo: sejamos amor na vida do próximoSetembro é o mês de prevenção ao suicídio e de alerta para o cuidado com a saúde mental a Campanha Setembro Amarelo realiza diversas atividades abordando o tema para conscientização sobre os cuidados com a saúde emocional, em diversos aspectos da vida.

A Igreja católica já entende a importância de falar sobre o assunto e pensa no cuidado com os sacerdotes e também nos seminaristas, que ainda estão cumprindo suas formações. A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), promoveu a terceira edição do encontro de psicólogos que atuam nas casas de formação.

O encontro teve como assessor o sacerdote da Sociedade do Divino Salvador, padre Deolino Pedro Balsissera, teólogo, filósofo, pedagogo e mestre em psicologia; que abordou o tema: “A importância dos cuidados com a Saúde Psicoemocional para a formação presbiteral”.

Pe. Deolino destacou o papel do auxílio terapêutico e do cuidado com a dimensão humana afetiva, como um aspecto imprescindível no caminho de resposta ao chamado de Deus.

Também estiveram presentes no evento, o bispo referencial da OSIB Nacional e auxiliar na arquidiocese de Manaus (AM), dom José Albuquerque de Araújo, bem como a diretoria da OSIB. Além de 98 psicólogos de vários regionais da CNBB que acompanham os seminaristas no seu processo de formação e amadurecimento humano.

CNBB
CNBB


Saúde mental dos Padres e Bispos da Igreja Católica

Na primeira etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Francisco Salm, da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, falou sobre a saúde mental de padres e bispos na Igreja Católica.

Na oportunidade mencionou um questionário pra entender melhor possíveis problemas com a saúde mental deste público, a partir dos dados da pesquisa será apresentado um diagnóstico e elaborado diretrizes para o cuidado com a saúde de cada um.

“A partir da pesquisa teremos indicações praticas para levar a diocese para ajudar os padres a se cuidarem e cuidarem um dos outros, mas será necessário um trabalho conjunto com a diocese”, explicou Dom João Francisco Salm.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...