Notícias

Setembro Amarelo: sejamos amor na vida do próximo

A campanha deste ano tem como lema “A vida é a melhor escolha”

Escrito por Isabela Araujo

12 SET 2022 - 10H26 (Atualizada em 12 SET 2022 - 12H20)

Shutterstock/ Jo Panuwat D

Leia MaisSaúde e Fé: Setembro Amarelo - Prevenção ao SuicídioSetembro Amarelo: leve o assunto ao trabalhoObras sociais redentoristas realizam ações em apoio à Campanha “Setembro Amarelo”Desde 2015, a campanha Setembro Amarelo existe no Brasil, com o objetivo de conscientizar sobre o suicídio, bem como evitar que o mesmo aconteça.

Neste ano, a campanha tem como lema “A vida é a melhor escolha”.

Infelizmente, o suicídio está presente em todo o mundo e, por mais que os números venham caindo, ainda é preciso muita atenção, suporte e atendimento profissional para ajudar quem enfrenta tal pensamento e para que essa realidade seja cada vez mais extinta.

De acordo com a última pesquisa feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de 2019, mais de 700 mil suicídios são registrados no mundo.


No Brasil, um total de 14 mil casos anuais são computados, o que significa que, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia no país.

Shutterstock/ Farknot Architect
Shutterstock/ Farknot Architect


Para o psicanalista René Dentz, o mês, bem como a data do dia 10 de setembro, em que é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, é importante para conscientizar a sociedade sobre o tema que é tão urgente e também para ajudar a pessoa que tem o pensamento suicida, para que ela saiba lidar melhor com a situação.

Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., explica sobre a visão da Igreja, que não é voltada para o suicídio, mas sim para o dom da vida:

“[...] o que está em primeiro lugar é a vida e São João Paulo II veio nos lembrar que a vida é o valor ético por excelência e está acima de qualquer outro valor ético. Precisamos compreender essa expressão tão bela de João Paulo II: “a vida está em primeiro lugar”. Portanto, a visão da Igreja é a favor da vida”, explica o padre.

Para ambos, diferente do que muitos imaginam, a pessoa que comete suicídio não quer morrer ou não tem amor a vida, mas quer dar um fim à sua dor:

“A pessoa que, infelizmente, comete o suicídio, primeiro, eu acho que ela não despreza a vida; ela está querendo, digamos, matar algo dentro dela que a incomoda [...] a Igreja tem para com essas pessoas a misericórdia de Cristo e Cristo, mais do que eu e você, sabe compreender muito bem o que é que está se passando ali dentro daquela criatura.[...] Cristo tem uma misericórdia tão grande para com eles, porque o próprio Cristo sabe compreender a realidade da vida desses nossos irmãos e irmãs”, conta o Missionário Redentorista.

Shutterstock/ Ground Picture
Shutterstock/ Ground Picture


Diante dessa situação, é importante que como sociedade, todos saibam qual a melhor forma de ajudar quem tem tais pensamentos. Entretanto, René explica que nem sempre é algo visível, porque em muitas vezes o pensamento da pessoa vem de uma depressão canalizada, que camufla seus sentimentos por meio de alguns comportamentos como vício e compulsão, por exemplo.

O psicanalista aproveita para deixar um alerta sobre como os casos de suicídio tem sido divulgados, pois em muitas vezes contam como a pessoa se feriu. Com o avanço das redes sociais e a facilidade de leitura e recebimento de notícias, tal ação se torna ainda mais grave.

Evidente que não é fácil a pessoa tirar a própria vida, é um ato de muito desespero. Então se ela sabe como, é muito mais provável que aconteça, então as plataformas, as pessoas também que publicam, devem ter essa consciência de não divulgar temas ou,  quando abordar esse tema, que seja de forma responsável, mais no sentido da prevenção”, atenta René.

Campanha Setembro Amarelo
Campanha Setembro Amarelo


É importante então que todos tenham consciência dessa realidade e, dentro do possível, estendam a mão e ajudem quem precisa. Indicar a pessoa a um profissional capacitado e ser fonte de amor e fé em sua vida, são passos importantes e essenciais. Como disse Padre Ferdinando em entrevista, “é hora de sermos da paz e é da paz quem abraça o irmão que está em dificuldade”.

Nunca é tarde, nunca tudo está perdido, sempre há como mudar uma situação.

“[...] toda situação de depressão, de transtorno, de ansiedade, de situações traumáticas quaisquer, tem condições de mudança. O ser humano pode mudar, só que claro que às vezes precisa de ajuda para isso. Nós somos vulneráveis, não conseguimos sair de situações sozinhos, precisamos de ajuda! [...] Não é necessário que ninguém tire a própria vida! Todos podem encontrar a sua cura e a elaboração dos seus traumas” - René Dentz.

A vida é a melhor escolha!

.:: Veja mais informações sobre a Campanha Setembro Amarelo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...