Leia MaisPapa demonstra preocupação com Bispo preso na Nicarágua Bispo preso fala que São João Paulo II sofreu muito na NicaráguaA presença Redentorista na Nicarágua
A democracia da Nicarágua, país da América Central, tem passado por grandes ataques sob a presidência de José Daniel Ortega Saavedra, que está no poder desde 2007, sendo que em 2021 sua reeleição consistiu na prisão de políticos que se opuseram a ele. Vale lembrar que Ortega já havia sido presidente entre os anos de 1979 e 1990.
Entre os ataques, como já citado aqui no Portal A12, os cristãos, bem como a Igreja Católica, têm sofrido fortes perseguições porque o presidente acusou os bispos de estarem contra seu governo, se comprometendo com “golpistas”, bem como promoverem “seitas satânicas”.
Em quatro anos já ocorreram cerca de 200 ataques e profanações a igrejas, diversas rádios católicas foram fechadas, o representante da Santa Sé do país foi expulso, bem como 18 freiras da ordem Missionárias da Caridade, e sete padres foram presos no país.
A partir disso, diversas frentes da Igreja e fiéis têm apoiado e se solidarizado com a situação. E hoje, dia 1° de setembro a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) convidam todos para a Jornada de Oração e Missão pela Paz na Nicarágua.
O Padre Daniel Rochetti , Assessor da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, salienta que esse é um convite destinado a todos os momentos de devoção e oração durante o dia, para que essa situação vivenciada em Nicarágua seja lembrada para as intenções.
“Somos todos filhos do mesmo pai e, como tal, quando algum dos nossos irmãos está passando por dificuldades, seja ela física, moral e espiritual, a gente precisa sentir na própria pele as dificuldades que eles estão passando e o máximo que a gente puder fazer para aliviar sua dor, é necessário que a gente faça. A jornada de oração e missão é a oportunidade para a gente poder olhar mais longe, olhar mais amplamente, abrir os horizontes e ver que as necessidades dos nossos irmãos e irmãs de outras partes do mundo, são também as nossas”, explica o Assessor.
É importante que os fiéis ajudem também a conscientizar suas paróquias, suas comunidades, levando esse olhar e essa necessidade da Jornada, porque muitas vezes as pessoas não sabem sobre essa triste realidade enfrentada ou ainda sobre esse momento de oração. Por isso, unir-se aos próximos para rezar por quem precisa se faz necessário.
“Aquilo que a gente faz aqui no nosso pequeno mundo pode repercutir de forma grandiosa lá longe, no horizonte mais largo da vida cristã” - Padre Daniel Rochetti
🕯 Participe desse momento de oração e acenda um vela, seja em sua casa ou de forma virtual! 🕯
🕯 Deixe também seu pedido de oração nos comentários abaixo! 🕯
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Por que celebramos a Exaltação da Santa Cruz com alegria?
Celebramos na Festa da Exaltação da Cruz a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Saiba mais!
"Ação Missionária Sem Fronteiras" reúne jovens de todo o Brasil em PE
O objetivo é incentivar o protagonismo missionário e fortalecer os laços entre os jovens de todo o país.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.