Leia MaisMenino invade palco, ganha carinho e fica ao lado do PapaExclusivo: Preocupado com indígenas, Papa nomeará Cardeal para AmazôniaNo Angelus do último domingo (21), no Vaticano, o Papa Francisco mostrou preocupação com a crescente tensão entre o governo da Nicarágua e a Igreja Católica.
"Acompanho de perto com preocupação e dor a situação criada na Nicarágua, que envolve pessoas e instituições", disse o Pontífice na Praça de São Pedro.
Rolando Álvarez, Bispo de Matagalpa e crítico do presidente nicaraguense Daniel Ortega, foi preso na sexta-feira (19) e transferido para a residência de sua família em Manágua, onde permanece privado de liberdade, no mais recente episódio do confronto entre o governo e a Igreja.
Francisco expressou sua "convicção e esperança de que, por meio de um diálogo aberto e sincero, ainda possam ser encontradas as bases para uma convivência respeitosa e pacífica".
Álvarez, 55 anos, estava sitiado na Cúria de Matagalpa pela polícia desde 4 de agosto como parte de uma investigação por "organizar grupos violentos" e incitar "ódio" para "desestabilizar o Estado da Nicarágua". O Bispo denunciou o fechamento pelas autoridades de cinco emissoras católicas e exigiu que o governo de Daniel Ortega respeite a "liberdade" religiosa.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou preocupação com os ataques contra a democracia e a Igreja Católica na Nicarágua, segundo um de seus porta-vozes.
Guterres "está muito preocupado com o grave fechamento do espaço civil e democrático na Nicarágua e com as recentes ações contra organizações da sociedade civil, incluindo da Igreja Católica", disse o porta-voz Farhan Haq a repórteres na sede das Nações Unidas.
O Arcebispo do Panamá, José Domingo Ulloa Mendieta, considerou as a detenção como uma "aberração" e pediu a libertação de Álvarez.
O Arcebispado do Peru expressou solidariedade e disse que acompanha "com sua oração aqueles que foram privados de liberdade".
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.