No dia 5 de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e durante toda a semana diversas ações de conscientização são realizadas por organizações, entidades, escolas, pelo governo, comunidade e também por Igrejas.
A Igreja tem um posicionamento e uma presença ativa em ações relacionadas ao meio ambiente e ao cuidado com o futuro da criação.
Papa Francisco, por exemplo, tem em seu pontificado e magistério enraizada a figura de São Francisco de Assis, protetor dos animais e que mantinha uma relação muito próxima de cuidado com a natureza.
Leia MaisCNBB recebe a abertura oficial da Semana Laudato Si no BrasilSemana Laudato Si': Saiba como participar em sua comunidadeA primeira Carta Encíclica feita pelo Papa Francisco foi dedicada a ecologia, a Laudato Si’ apresenta pontos importantes que nós como cristãos deveríamos seguir, cuidando sempre da nossa ‘Casa Comum’, o planeta que Deus criou e que nós habitamos e temos como dever cuidar bem enquanto fazemos morada.
“Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos.
Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que geme e sofre as dores do parto. Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra. O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos”.
No último ano, a Campanha Junho Verde, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), motivada pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG), e ex-presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi aprovada pela Lei 14.393/2022.
O objetivo da Campanha Junho Verde é conscientizar e promover ações que mostram a importância da conservação dos ecossistemas naturais e todos os seres vivos, além do controle da poluição e degradação dos recursos naturais.
O bispo auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, motivou as paróquias e dioceses a mobilizarem iniciativas em suas comunidades.
“É responsabilidade de todos nós mobilizarmos as nossas comunidades, por isso, você, na sua paróquia, na sua diocese, fale com seu prefeito, com seu governador. A lei está aí para ser implementada com força, com criatividade. Mas você também pode mobilizar a sua comunidade, as Igrejas, as escolas, as universidades, o comércio, todo o povo de Deus para que juntos possamos nos responsabilizar pela educação ambiental e cuidar da casa comum”.
A responsabilidade de cuidar da Nossa Casa Comum, do Meio Ambiente é uma responsabilidade e um compromisso de todos.
arrow_forward Você participa de algum movimento ou de alguma atividade que está dentro dessas ações de cuidados com o meio ambiente? Deixe nos comentários pra gente saber!
Fonte: CNBB
As parábolas de Jesus: O filho que diz sim ao Pai
Jesus usou do filho que não queria ir trabalhar mas mudou de ideia para termos certeza da autoridade de Jesus em nossas vidas
Papa recebe em Audiência membros da Fazenda da Esperança
O Santo Padre, Papa Francisco, recebeu nesta manhã (29) membros da Fazenda da Esperança em celebração aos 40 anos de fundação da comunidade.
Acolhimento e proteção é pedido de Comissão para Sínodo
Documento traz luz à falta de proteção e acolhimento a vítimas de vulnerabilidades e busca fomentar discussão durante Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.