Notícias

Saiba como as ações da Igreja ajudam a preservar o meio ambiente

Escrito por Laís Silva

06 JUN 2023 - 16H37 (Atualizada em 06 JUN 2023 - 17H00)

Romolo Tavani / Shutterstock

No dia 5 de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e durante toda a semana diversas ações de conscientização são realizadas por organizações, entidades, escolas, pelo governo, comunidade e também por Igrejas.

A Igreja tem um posicionamento e uma presença ativa em ações relacionadas ao meio ambiente e ao cuidado com o futuro da criação.

Papa Francisco, por exemplo, tem em seu pontificado e magistério enraizada a figura de São Francisco de Assis, protetor dos animais e que mantinha uma relação muito próxima de cuidado com a natureza.

Leia MaisCNBB recebe a abertura oficial da Semana Laudato Si no BrasilSemana Laudato Si': Saiba como participar em sua comunidadeA primeira Carta Encíclica feita pelo Papa Francisco foi dedicada a ecologia, a Laudato Si’ apresenta pontos importantes que nós como cristãos deveríamos seguir, cuidando sempre da nossa ‘Casa Comum’, o planeta que Deus criou e que nós habitamos e temos como dever cuidar bem enquanto fazemos morada.

Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos.

Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que geme e sofre as dores do parto. Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra. O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos”.

No último ano, a Campanha Junho Verde, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), motivada pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG), e ex-presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi aprovada pela Lei 14.393/2022.

O objetivo da Campanha Junho Verde é conscientizar e promover ações que mostram a importância da conservação dos ecossistemas naturais e todos os seres vivos, além do controle da poluição e degradação dos recursos naturais.

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, motivou as paróquias e dioceses a mobilizarem iniciativas em suas comunidades.

“É responsabilidade de todos nós mobilizarmos as nossas comunidades, por isso, você, na sua paróquia, na sua diocese, fale com seu prefeito, com seu governador. A lei está aí para ser implementada com força, com criatividade. Mas você também pode mobilizar a sua comunidade, as Igrejas, as escolas, as universidades, o comércio, todo o povo de Deus para que juntos possamos nos responsabilizar pela educação ambiental e cuidar da casa comum”.

A responsabilidade de cuidar da Nossa Casa Comum, do Meio Ambiente é uma responsabilidade e um compromisso de todos.

arrow_forward Você participa de algum movimento ou de alguma atividade que está dentro dessas ações de cuidados com o meio ambiente? Deixe nos comentários pra gente saber!

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...