Leia MaisCNBB lança concurso para letra do hino da Campanha da Fraternidade 2024Aparecida completa 13 anos como sede da Assembleia Geral da CNBBA sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, recebeu a abertura oficial da Semana Laudato Si no Brasil, na última segunda-feira (22), data em que foi celebrada o Dia Internacional da Biodiversidade.
A cerimônia teve a participação de autoridades religiosas e políticas, como o Secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, e o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.
Dom Ricardo Hoepers, em sua fala, recordou o tema proposto para a semana e manifestou o desejo de que “sejamos unidos e perseverantes no bom propósito de garantir que a Terra, a Humanidade e a Esperança nunca sejam separadas”.
Gustavo Mañez, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil, falou sobre o momento em que a Terra enfrenta devido à forma de manejo dos recursos naturais, à poluição, às emissões e à perda da biodiversidade.
Mañez citou as diversas ações realizadas pela ONU como o estabelecimento de acordos internacionais com metas para proteção do meio ambiente
Dom Ricardo Hoepers, ao mesmo tempo, abriu uma série de partilhas durante o evento e o fez recordando o canto de São Francisco de Assis que inspirou o título da encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da Casa Comum.
“A Encíclica Laudato Si retoma com força os valores da Doutrina Social da Igreja e impactou o mundo com as propostas da Ecologia Integral e do cuidado da Casa Comum”, falou o Secretário-geral da CNBB e Bispo de Rio Grande (RS).
A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, agradeceu em sua fala pela figura do Papa Francisco.
“O Papa é preocupado em amar o criador sem esquecer da criação”, disse Marina frente à realidade na qual se vê a incoerência entre dizer amar a Deus e destruir a criação.
De acordo com a Ministra, as publicações e iniciativas do Pontífice fazem parte do chamado da Igreja para que se cuide da criação.
O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambatistta Diquattro, recordou a reflexão proposta pela Laudato Si sobre que tipo de mundo queremos transmitir às gerações futuras.
Ele ressaltou que a questão ecológica não é uma questão ideológica ou técnica, mas “algo urgente que se coloca à nossa humanidade”.
A cerimônia foi encerrada com a música “Casa Comum”, interpretada por seu autor, o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), Dom Vicente de Paula Ferreira.
.:: Semana Laudato Si: Saiba como participar em sua comunidade
Fonte: CNBB
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Por que celebramos a Exaltação da Santa Cruz com alegria?
Celebramos na Festa da Exaltação da Cruz a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Saiba mais!
"Ação Missionária Sem Fronteiras" reúne jovens de todo o Brasil em PE
O objetivo é incentivar o protagonismo missionário e fortalecer os laços entre os jovens de todo o país.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.