Leia MaisDia dos Avós inspira histórias e receitas no "Sabor de Vida" deste domingoDia Mundial dos Avós: Dicas de como se preparar para participar desta dataCNBB motiva a participação para o II Dia Mundial dos Avós e IdososHoje, 24 de julho, é comemorado o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que tem como tema “Darão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).
A Casa da Mãe Aparecida iniciou a manhã do 17º domingo do Tempo Comum repleta de fiéis na celebração da Santa Missa, às 8h, com intenção à data.
A celebração foi presidida por Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba e referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB Nacional.
Entre suas saudações, Dom José fez reverência a Pastoral da Pessoa Idosa:
“São mais de 18 mil voluntários que, em silêncio pelo Brasil, estão a visitar idosos esquecidos, aqueles mais desamparados, aqueles menos lembrados. Antes da pandemia éramos muito mais. Precisamos das forças da Mãe Aparecida para recobrar ânimos e motivações”, disse o Arcebispo.

Na homilia, fazendo referência ao Evangelho de Lucas 11,1-13, Dom José observa e disserta sobre a aparente imprecisão do evangelista em não falar em qual lugar e quando Jesus estava enquanto orava, o que, na verdade, é para que reconheçamos mais profundamente o sentido da ação de orar: “Qualquer lugar, em todos os lugares, qualquer momento, em todos os momentos, são ótimos os sentidos e as oportunidades para orar”, explica.
E continuou:
“É interessante: rezar não é o mesmo que orar. Ao rezar, multiplicamos as palavras muito sinceras e honestas, sim. Justas, sim, nobres, sim. Somos filhos, mas quase sempre pedimos, e muito pedimos. Orar é entrar em sintonia com Deus, é integrar na própria pessoa os pensamentos de Deus, é adotar para si os ideários do próprio Senhor. Quem ora, interpreta pessoas e situações a partir de Deus, está em sintonia com Ele. Quem não ora, interpreta pessoas e situações a partir de sua lógica, a partir dos próprios critérios e, às vezes, a partir das próprias feridas”, dissertou o Arcebispo sobre a diferença entre orar e rezar.
Dom José também fez diversas referências ao Papa Francisco durante sua fala sobre o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, ao explicar a importância da data, bem como ao abordar o papel da Pastoral da Pessoa Idosa: “Um modelo de discipulado e de missão, o que nos incumbe ajudar nosso povo a compreender que a velhice é uma boa notícia, é um Evangelho, é o que nos recomenda nosso querido Papa Francisco”, mencionou o referencial da Pastoral.
O Arcebispo finalizou a homilia com uma missão para os idosos: orar:
“Eis aqui, que bela missão para os idosos. Orar, podemos. Caminhar, nem sempre. Divertir-nos, poucas vezes. Festejar, quase nunca. Mas orar... ah, isso nos é possível! Que o Espírito Santo venha em socorro da nossa velhice, presente ou futura”.

Como Dom José trouxe, com grande maestria e sensibilidade, orar é uma forma pura de entrar em sintonia com Deus e tomar atitudes e decisões de acordo com as quais Ele tomaria.
Que nós, cristãos, possamos sempre orar, nos conectar e seguir os caminhos do Pai. No dia de hoje, oremos pelos idosos:
Oração pelo II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Dou-Vos graças, Senhor,
pela bênção de uma longa vida,
porque quem em Vós se refugia,
Vós sempre lhes concedeis dar frutos.
Perdoai, ó Senhor,
a resignação e o desencanto,
mas não me abandoneis
quando as minhas forças se esvaem.
Ensinai-me a olhar com esperança
para o futuro que me dais,
para a missão que me confiais,
e a cantar para sempre os vossos louvores.
Fazei de mim um terno artífice
da Vossa revolução,
para guardar com amor os meus netos
e todos os pequeninos que em Vós procuram abrigo.
Protegei, ó Senhor, o Papa Francisco
e concedei a Vossa Igreja
libertar o mundo da solidão.
Dirigi os nossos passos no caminho da paz.
Amém.
Celebração da data na Igreja Católica
A celebração deste dia dedicado ao cuidado, lembrança e respeito aos idosos do mundo foi instituída ano passado, em 2021, pelo Papa Francisco. A data escolhida, quarto domingo de julho, faz referência aos avós de Jesus, Sant’Ana e São Joaquim, cuja memória a Igreja festeja no mesmo mês.
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é uma forma de chamar a atenção e lembrar os cristãos da importância desses em suas casas e nas igrejas. Muitas vezes, os mais velhos são desvalorizados em meio à sociedade, deixados de lado por suas famílias e esquecidos por muitos. Por isso, o convite deste dia é um chamado de valorização a esses que tanto colaboram para a estruturação de uma família e são pontes de fé, conhecimento e amor a suas casa e comunidades.
“Bendita a casa que guarda um ancião! Bendita a família que honra os seus avós!”, disse o Papa Francisco em mensagem sobre o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida divulgou um material com indicações para a celebração desta data, que contém mensagem preparada pelo Pontífice, oração oficial e as catequeses da Audiência Geral das quartas-feiras no Vaticano, que o Papa dedicou à velhice, bem como sugestões pastorais e litúrgicas. Acesse.
Confira a mensagem que Dom José deixou para os jovens
Assista à Santa Missa
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.