Leia Mais8 ensinamentos bíblicos sobre a importância de ouvir a DeusEntender e acolher o chamado de Deus para nossas vidasNeste 24º Domingo do Tempo Comum, 11 de setembro, o Santuário Nacional teve a Santa Missa das 8h presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP), no Altar Central.
Em homília, o Arcebispo explica que as três leituras da celebração são um grande abraço que Deus dá a nós, seus filhos, e que Ele não cansa de nos abraçar e nos perdoar com a sua misericórdia.
Sobre o Evangelho (Lc 15, 1-32), Dom Orlando retrata sobre a forma errada que usamos a nossa liberdade e o quão mal isso nos faz. Entretanto, mesmo com tantos erros, Deus não nos abandona.
“Deus vai ao nosso encontro e nos coloca no seu colo, nos seus ombros. Por isso, esperança, irmãos e irmãs! Não vamos desesperar da salvação e também não vamos justificar o pecado. Vamos acolher o Pai que nos procura.”, instrui o Arcebispo de Aparecida.
Ele também explica sobre cada parábola apresentada no Evangelho de hoje, sendo uma delas a do filho pródigo. O Arcebispo pede para que os pais e mães que tenham seus filhos longe de casa, os acolham, independe das suas más escolhas.
“Dai-nos senhor a graça de usarmos liberdade com responsabilidade, mas dai-nos também a humildade de acolher a misericórdia divina e sentirmos profundas alegrias. Esperávamos o castigo e o Pai, de braços abertos, nos abraça”, diz Dom Orlando durante homília.
Ainda sobre a relação entre nós e nossas casas, Dom Orlando fala sobre o nosso papel com a casa maior, que é nosso país. “A política, dizem os nossos Papas, é uma alta forma de caridade”, explica o Arcebispo, e conta que podemos contribuir com essa casa a partir do nosso voto, que é uma atitude de fraternidade e consciência, por ser o poder do povo.
O Santuário Nacional recebeu inúmeros fiéis neste domingo, entre eles diferentes romarias, peregrinos e autoridades, como o candidato a Governador do Estado de São Paulo pelo partido Republicanos, Tarcísio de Freitas.
Em entrevista para o Portal A12, Tarcísio conta que tem uma experiência interessante com o Santuário Nacional, pois quando fez parte da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), também fazia parte da União Católica dos Militares, tendo então uma grande proximidade entre a Casa da Mãe e a Academia, de forma que no calendário acadêmico havia tal integração com a visita dos Cadetes a Nossa Senhora ou a visita de Nossa Senhora para eles.
“Sempre é uma oportunidade de entregar a vida a Deus, agradecer aquilo que nós estamos tendo de benção, pedir perdão das nossas faltas, das nossas ofensas, renovar o nosso compromisso com Deus por meio da comunhão. [...] Acho que a palavra hoje também [foi] muito interessante, que dizia do perdão, da misericórdia de Deus [...] acredito que a benção de Deus tem a ver com misericórdia e não com o nosso merecimento. Então foi muito oportuno, sempre é bom, a gente sai daqui sempre renovado.”, conta o candidato sobre sua vinda à Casa da Mãe.
Assista à Santa Missa completa
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Por que celebramos a Exaltação da Santa Cruz com alegria?
Celebramos na Festa da Exaltação da Cruz a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Saiba mais!
"Ação Missionária Sem Fronteiras" reúne jovens de todo o Brasil em PE
O objetivo é incentivar o protagonismo missionário e fortalecer os laços entre os jovens de todo o país.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.