Notícias

Santuário Nacional celebra a Solenidade de Pentecostes

"Espírito Santo é o Espírito da Verdade", diz Dom Orlando Brandes, que também celebrou seus 28 anos de bispado

Escrito por Alberto Andrade

06 JUN 2022 - 13H49 (Atualizada em 06 JUN 2022 - 15H00)

Andreza Galvão - A12

No último domingo (5), foi celebrada a festa litúrgica de Pentecostes, solenidade que relembra a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos no Cenáculo e o encerramento do Tempo Pascal, quando o Círio foi apagado.  Pentecostes marca o nascimento da Igreja missionária, quando os discípulos vão compreendendo que agora são eles que devem continuar os gestos de amor de Jesus neste mundo.

Leia MaisEspírito Santo: amor, verdade e luz da humanidade

A Santa Missa das 8h, no altar central do Santuário Nacional, foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que também celebrou 28 anos de sua ordenação episcopal, quando um padre é sagrado como Bispo pela vontade do Papa.

Durante a homilia, o arcebispo citou qualidades da terceira pessoa da Santíssima Trindade para nossa alma e também para o bem do nosso próximo.

Espírito da Verdade

“Até hoje a gente diviniza pessoas, e muitos poderosos se tornam divinos, estão mal, e criam uma grande confusão em nossa comunicação. Os dons que recebemos do Santo Espírito são para os outros, é para o bem comum, e nos unem em uma linguagem de fraternidade, pois nos foi prometido em Pentecostes que a Igreja iria até os confins da terra e, por isso, fala em todas as línguas.

Vamos sim receber o Espírito Santo, para que a gente se comunique bem! Porque hoje, Torre de Babel é fake news, são as mentiras! O Espírito Santo é o espírito da Verdade, mas infelizmente o espírito do mal é o pai da mentira! Então temos que ter muita responsabilidade, irmãos irmãs. Que essa Torre de Babel caia e desça sobre nós os dons do Espírito”, disse Dom Orlando.

O Espírito que nos une á Jesus

“E quando Jesus é o Senhor de nossa vida é nossa primeira amizade, quando Ele é o Senhor de nossa vida, nada vem antes Dele, não antepomos nada a Jesus Cristo! Nem o time de futebol, nem o namorado, namorada, nem um cantor, em primeiro lugar Jesus Cristo, Ele é o senhor e não o dinheiro, não o orgulho humano, nem os interesses que destroem, porque são egoístas!”, orientou o Bispo.

Andreza Galvão - A12
Andreza Galvão - A12

A alma da Igreja

“O Espírito Santo reúne a Igreja como comunidade, por isso é o Espírito da Verdade! Vamos continuar sendo católicos, porque a Igreja do Espírito Santo! Foi Jesus, o Espírito Santo e a Santíssima Trindade que fundaram a Igreja! Amemos nossa Igreja, por ela soframos e nela trabalhemos! É o Espírito Santo que formou Jesus no coração de Maria, mas hoje, Mãezinha querida, o Espírito Santo que gerou Jesus no teu coração, está gerando Jesus em nós!”, disse.

Renova a face da Terra

“Como precisamos de um mundo novo! Até os índios iluminados pelo Espírito Santo diziam: 'Queremos uma terra sem males!' É isso renovai, ó Espírito Santo a face da terra. O Espírito Santo, antes de Jesus, já estava no mundo, lá na criação transformando aquela confusão em Cosmos em beleza. Ele dá respiração a todas as criaturas!, relatou o arcebispo ao final de sua homilia.


.:: A caminhada episcopal de Dom Orlando Brandes


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...