Notícias

Secretário do Papa detalha Jornada Mundial da Juventude 2023

O brasileiro, Padre Alexandre Awi, é secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Escrito por Guilherme Gomes

15 JUL 2022 - 17H51 (Atualizada em 19 JUL 2022 - 07H48)

shutterstock

Leia MaisPapa nomeia três mulheres para altos cargos na Cúria RomanaPapa confessa a sua maior saudade da vida em Buenos AiresA Jornada Mundial da Juventude 2023 vai acontecer na cidade de Lisboa, em Portugal, entre os dias 01 e 06 de agosto, e vem criando expectativas nos jovens do mundo inteiro.

A última JMJ, como é popularmente conhecida, foi realizada em 2019, no Panamá. Inicialmente, o encontro dos jovens estava previsto para 2022, mas devido a pandemia de Covid, o evento foi adiado para o ano que vem.

O local onde se realiza a Jornada vai alternando, mudando de cidade, a cada edição. É o Papa quem escolhe a Diocese que irá acolher cada JMJ, cabendo a esta, a organização do evento, sempre em estreita colaboração com a Santa Sé, mais concretamente com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

O A12 conversou com o Padre Alexandre Awi, secretário desse Dicastério, que é brasileiro, mora em Roma e contou com exclusividade como estão os preparativos para a Jornada de 2023:

A JMJ é sempre uma oportunidade única. Apesar da gente saber que poderíamos fazer online e transmitir para o mundo inteiro, estamos organizando uma peregrinação linda para que os jovens do mundo inteiro possam voltar a reunir-se, disse o brasileiro.

Alessandro Cardoso
Alessandro Cardoso
O Padre Alexandre Awi concedeu entrevista com exclusividade para o Portal A12


O
idioma do país luso, de acordo com o secretário do Papa, é um atrativo para os brasileiros:

Sendo em Portugal, para os brasileiros fica um pulinho. A língua também ajuda! A gente espera que os brasileiros possam fazer uma grande peregrinação para Portugal. Pois a Jornada está sendo preparada com muito carinho”, falou o Padre Alexandre.

São esperadas mais de um milhão de pessoas, vindas do mundo todo, em Portugal. De acordo com o Padre Alexandre, são mais de 500 pessoas trabalhando diretamente para que o evento aconteça.

Por fim, o secretário do Dicastério que trabalha diretamente na organização da JMJ, contou sobre o local onde vai acontecer a Vigília e a Missa com o Santo Padre, Papa Francisco:

O encontro vai ser em um lugar muito bonito. Nas margens do Rio Tejo. No Brasil, em 2013, o encontro com o Pontífice foi na praia de Copacabana”, lembrou o Padre citando a JMJ do Brasil, que contou com a presença do Papa Francisco.

E finalizou falando um dos motivos de terem escolhido o Rio Tejo como pano de fundo para um momento tão especial do evento:

O Encontro com o Papa e a Vigília serão às margens do Rio Tejo, onde os desbravadores, os evangelizadores, onde os colonizadores também foram levar o evangelho para o novo mundo, que somos nós. Vai ser um lugar muito significativo que está sendo preparado especialmente para isso”, finalizou o Padre Alexandre Awi.

.:: 13 Santos foram eleitos como Patronos da JMJ

.:: Conheça os símbolos da JMJ

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...