Notícias

Conheça os símbolos da JMJ

A Cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populis Romani já iniciaram a peregrinação para a JMJ Lisboa

Escrito por Lais Silva

04 ABR 2022 - 10H04 (Atualizada em 04 ABR 2022 - 10H34)

JMJ Lisboa 2023

A Jornada Mundial da Juventude – JMJ, que aconteceria em Lisboa neste ano, foi adiada para 2023. A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da JMJ, já iniciaram a peregrinação como forma de anunciar o Evangelho e acompanhar os jovens.

Mas você conhece os símbolos da JMJ?

Cruz Peregrina

Wikipédia
Wikipédia

Este símbolo possui 3,80 metros de altura, foi construído em madeira, para o Ano Santo em 1983. Foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo mundo.

A Cruz já foi transportada a pé, de barco e até por trenós e tratores; percorreu os cinco continentes e já esteve em quase 90 paísesNela existe uma inscrição pregada, cuja tradução diz:

“Queridos jovens, no final do Ano Santo, confio-vos à natureza do Jubileu: a Cruz de Cristo. Levem-na para o mundo como um símbolo do amor de Cristo para com as pessoas e preguem a todos que só com a morte e ressurreição, há a salvação e a redenção de Cristo”

Nossa Senhora Salus Populis Romani

Wikipédia
Wikipédia

A Imagem tem 1,20m de altura e 80 centímetros de largura, e acompanha a Cruz desde os anos 2000, quando o Papa João Paulo II entregou uma cópia aos jovens para que representasse a presença de Maria junto a eles.

Nossa Senhora Salus Populis Romani retrata a Virgem Maria com o menino Jesus nos braços.

“Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003

O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores antes e depois de cada viagem apostólica.

Peregrinação dos símbolos da JMJ

No último fim de semana, os símbolos da JMJ chegaram à Diocese de Viseu, em Portugal. Esta é a sexta etapa da peregrinação nacional que prepara os jovens para a JMJ Lisboa 2023.

Ao longo de todo o mês de abril, os símbolos estarão em peregrinação por Viseu. Dom António Luciano, Bispo de Viseu, manifestou o desejo quanto a passagem dos símbolos pro lá:

“Seja uma nova aurora, uma nova manhã, um novo dia, uma nova esperança nesta nossa diocese de Viseu”.

A Pastoral Juvenil preparou um calendário de eventos para a peregrinação dos símbolos.

Fonte: JMJ Lisboa 2023

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.