A Jornada Mundial da Juventude – JMJ, que aconteceria em Lisboa neste ano, foi adiada para 2023. A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da JMJ, já iniciaram a peregrinação como forma de anunciar o Evangelho e acompanhar os jovens.
Mas você conhece os símbolos da JMJ?

Este símbolo possui 3,80 metros de altura, foi construído em madeira, para o Ano Santo em 1983. Foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo mundo.
A Cruz já foi transportada a pé, de barco e até por trenós e tratores; percorreu os cinco continentes e já esteve em quase 90 países. Nela existe uma inscrição pregada, cuja tradução diz:
“Queridos jovens, no final do Ano Santo, confio-vos à natureza do Jubileu: a Cruz de Cristo. Levem-na para o mundo como um símbolo do amor de Cristo para com as pessoas e preguem a todos que só com a morte e ressurreição, há a salvação e a redenção de Cristo”

A Imagem tem 1,20m de altura e 80 centímetros de largura, e acompanha a Cruz desde os anos 2000, quando o Papa João Paulo II entregou uma cópia aos jovens para que representasse a presença de Maria junto a eles.
Nossa Senhora Salus Populis Romani retrata a Virgem Maria com o menino Jesus nos braços.
“Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”
Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003
O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores antes e depois de cada viagem apostólica.
No último fim de semana, os símbolos da JMJ chegaram à Diocese de Viseu, em Portugal. Esta é a sexta etapa da peregrinação nacional que prepara os jovens para a JMJ Lisboa 2023.
Ao longo de todo o mês de abril, os símbolos estarão em peregrinação por Viseu. Dom António Luciano, Bispo de Viseu, manifestou o desejo quanto a passagem dos símbolos pro lá:
“Seja uma nova aurora, uma nova manhã, um novo dia, uma nova esperança nesta nossa diocese de Viseu”.
A Pastoral Juvenil preparou um calendário de eventos para a peregrinação dos símbolos.
Fonte: JMJ Lisboa 2023
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.