Notícias

CNBB oferece formação gratuita da Campanha da Fraternidade

Entre 24 e 28 de outubro as aulas serão transmitidas no Youtube e no site da Edições CNBB

Escrito por Isabela Araujo

14 SET 2022 - 14H56 (Atualizada em 24 OUT 2022 - 09H32)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está em plena preparação para a Campanha da Fraternidade 2023, que será realizada durante a Quaresma, entre os dias 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas) e 6 de abril do próximo ano.

Leia MaisCNBB lança materiais para o Dia Mundial dos PobresCNBB celebra 71 anos de comunhão, participação e missão em nossa Igreja

O tema da campanha é “Fraternidade e fome”, e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), sendo a terceira oportunidade em que a fome é tratada pela Igreja no Brasil. A primeira foi em 1975 e a segunda em 1985.

Como mais uma etapa de preparação para a Campanha, a CNBB vai promover de 24 a 28 de outubro, um curso gratuito que tratará dos pontos principais da CF 2023, é gratuito e terá emissão de certificado.

A formação será dividida em cinco vídeo aulas, sempre às 18h no YouTube da Edições CNBB  e as inscrições podem ser feitas no site oficial da Edições CNBB

Na segunda-feira, dia 24 de outubro, a introdução do curso será ministrada pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, que faz o convite para todos nesse vídeo.

O curso visa capacitar agentes da Campanha, para que lideranças sejam preparadas para que o tema e o lema sejam desenvolvidos em cada realidade através de uma reflexão fundamentada na realidade e na Palavra de Deus, em vista da ação eclesial sociotransformadora.

“São cinco vídeos aulas curtinhas para que todos possam se familiarizar com a reflexão sobre a fome, como propõe a Campanha da Fraternidade 2023. Eu desejo que todos aproveitem esse conteúdo, assistam, participem e se preparem para esse momento de graça que é Campanha da Fraternidade”ressaltou o assessor para o Setor de Campanhas da CNBB, Padre Jean Paul. 

De 2020 para 2022, o número de brasileiros que convivem com a fome quase duplicou, indo de 19,1 milhões para 33,1 milhões, de acordo com pesquisa divulgada pela Rede PENSSAN. Por isso, debater e se conscientizar em relação ao tema é tão importante.

Em cada formação, será oferecida uma reflexão sobre a temática da fome sob as óticas dos dados atualizados sobre a realidade, à luz da fé e da doutrina da Igreja e na perspectiva da ação pastoral para o enfrentamento do problema.

Texto-Base

No documento, disponível no site da Edições CNBB , os Bispos do Brasil chamam a atenção que “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”. O convite, portanto, é para “viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.

São quatro capítulos distribuídos em 100 páginas, onde o leitor encontrará a oração, os objetivos gerais e específicos, além da letra do hino da CF 2023, apresentando uma série de ações que podem ser feitas nas comunidades eclesiais para melhor planejar e organizar iniciativas ligadas à Campanha, e também sugestões de documentários, filmes, músicas e poesias sobre o tema para inspirar a ação pastoral.

CNBB
CNBB


CNBB
CNBB

Melodia vencedora do hino oficial

A Secretaria Geral da Conferência escolheu a melodia vencedora do concurso do hino da Campanha. Gabriel Belisario, de 23 anos, da Diocese de Guarapuava (PR), foi o autor da melodia que animará as reflexões durante a Quaresma do próximo ano.

O áudio da música será divulgado em breve pela Edições CNBB. Antes, serão feitos os processos de gravação e mixagem deste material. 30 melodias concorreram, e tiveram a triagem pelo Setor Música Litúrgica da Comissão para a Liturgia da CNBB, destas, foram selecionadas 18 canções.

Depois de uma nova avaliação pela comissão, foram eleitas quatro melodias, dentre as quais foi escolhida a melodia vencedora.

"Ao compor a música, segui as orientações do concurso e busquei deixá-la simples e acessível aos ouvidos de quem a escutará, com melodia e ritmo fluentes, realçando bem o sentido da letra, e pensando na finalidade de suscitar e provocar o sentimento de adesão ao compromisso proposto por esta Campanha”, afirmou o autor da melodia.


Continue acompanhando a questão da fome no Brasil

Fonte: CNBB

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...