O tema da campanha é “Fraternidade e fome”, e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), sendo a terceira oportunidade em que a fome é tratada pela Igreja no Brasil. A primeira foi em 1975 e a segunda em 1985.
Como mais uma etapa de preparação para a Campanha, a CNBB vai promover de 24 a 28 de outubro, um curso gratuito que tratará dos pontos principais da CF 2023, é gratuito e terá emissão de certificado.
A formação será dividida em cinco vídeo aulas, sempre às 18h no YouTube da Edições CNBB e as inscrições podem ser feitas no site oficial da Edições CNBB.
Na segunda-feira, dia 24 de outubro, a introdução do curso será ministrada pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, que faz o convite para todos nesse vídeo.
O curso visa capacitar agentes da Campanha, para que lideranças sejam preparadas para que o tema e o lema sejam desenvolvidos em cada realidade através de uma reflexão fundamentada na realidade e na Palavra de Deus, em vista da ação eclesial sociotransformadora.
“São cinco vídeos aulas curtinhas para que todos possam se familiarizar com a reflexão sobre a fome, como propõe a Campanha da Fraternidade 2023. Eu desejo que todos aproveitem esse conteúdo, assistam, participem e se preparem para esse momento de graça que é Campanha da Fraternidade”, ressaltou o assessor para o Setor de Campanhas da CNBB, Padre Jean Paul.
De 2020 para 2022, o número de brasileiros que convivem com a fome quase duplicou, indo de 19,1 milhões para 33,1 milhões, de acordo com pesquisa divulgada pela Rede PENSSAN. Por isso, debater e se conscientizar em relação ao tema é tão importante.
Em cada formação, será oferecida uma reflexão sobre a temática da fome sob as óticas dos dados atualizados sobre a realidade, à luz da fé e da doutrina da Igreja e na perspectiva da ação pastoral para o enfrentamento do problema.
Texto-Base
No documento, disponível no site da Edições CNBB , os Bispos do Brasil chamam a atenção que “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”. O convite, portanto, é para “viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.
São quatro capítulos distribuídos em 100 páginas, onde o leitor encontrará a oração, os objetivos gerais e específicos, além da letra do hino da CF 2023, apresentando uma série de ações que podem ser feitas nas comunidades eclesiais para melhor planejar e organizar iniciativas ligadas à Campanha, e também sugestões de documentários, filmes, músicas e poesias sobre o tema para inspirar a ação pastoral.


Melodia vencedora do hino oficial
A Secretaria Geral da Conferência escolheu a melodia vencedora do concurso do hino da Campanha. Gabriel Belisario, de 23 anos, da Diocese de Guarapuava (PR), foi o autor da melodia que animará as reflexões durante a Quaresma do próximo ano.
O áudio da música será divulgado em breve pela Edições CNBB. Antes, serão feitos os processos de gravação e mixagem deste material. 30 melodias concorreram, e tiveram a triagem pelo Setor Música Litúrgica da Comissão para a Liturgia da CNBB, destas, foram selecionadas 18 canções.
Depois de uma nova avaliação pela comissão, foram eleitas quatro melodias, dentre as quais foi escolhida a melodia vencedora.
"Ao compor a música, segui as orientações do concurso e busquei deixá-la simples e acessível aos ouvidos de quem a escutará, com melodia e ritmo fluentes, realçando bem o sentido da letra, e pensando na finalidade de suscitar e provocar o sentimento de adesão ao compromisso proposto por esta Campanha”, afirmou o autor da melodia.
Continue acompanhando a questão da fome no Brasil
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.