A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente às Pastorais Sociais estão se preparando para viver, refletir e orar na sexta edição do Dia Mundial dos Pobres, que será realizado no dia 13 de novembro deste ano.
Leia MaisFilhos de famílias pobres têm só 2,5% de chance de chegar ao topo no BrasilArquidiocese de Brasília lança ação de combate à pobreza Para 2022, o Papa Francisco escolheu o texto bíblico para motivar a reflexão: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9), ou seja, precisamos manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”.
Aqui no Brasil, esta comissão da CNBB realiza a ação em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2023, com o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). A partir desta iniciativa, já foram divulgados os materiais de divulgação desta data, para auxiliar os católicos a refletirem sobre a situação de pobreza que pessoas no Brasil e no mundo estão passando.
Em junho deste ano, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan) revelou que 33,1 milhões de pessoas no Brasil não têm o que comer. Isso significa que, seguindo os dados coletados, 15,5% da população brasileira sente fome e não come por falta de dinheiro para comprar alimentos.
Apesar de a América Latina e o Caribe estarem entre os maiores exportadores de alimentos do mundo, neste momento há 56,5 milhões de latino-americanos que passam fome e 268 milhões de pessoas com insegurança alimentar moderada ou grave, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Acesse aqui o caderno formativo:
Você também confere aqui a Identidade visual da JMP 2022 e o logo da Jornada.
Jornada Mundial dos Pobres
Em novembro de 2016, ao concluir o Ano Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento disse o Santo Padre :
“Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.
A CNBB nos primeiros anos do Dia Mundial dos Pobres, confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização das atividades. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. A partir da terceira edição desta Jornada, as Pastorais e Organismos Sociais ligados à Cepast-CNBB, assumiram coletivamente a organização para animar o Dia Mundial dos Pobres.
O A12 produziu um documentário durante a pandemia, sobre o trabalho do Padre Júlio Lancelotti com os mais humildes
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.