No início de fevereiro deste ano, um terremoto de magnitude 7.8 atingiu cidades da Sìria e Turquia, deixando 50 mil mortos e mais de 200 mil prédios destruídos. Mais de um mês depois da tragédia, ainda não é possível por completo detalhar as perdas e danos de uma das mais graves catástrofes naturais da região.
Leia MaisPapa pede solidariedade ao rezar pelas vítimas da tragédia na Turquia e na Síria"Este é o momento de socorrer o povo", diz o Núncio Apostólico da SíriaO Dicastério para o Serviço da Caridade, a pedido do Papa, está realizando o envio de paletes de medicamentos que continuam a ser distribuídos nesta terça-feira (28) na capital turca, Istambul.
São 10 mil kits de remédios que foram adquiridos por recomendação da Embaixada da Turquia junto à Santa Sé, que tem o controle da situação no país.
A Síria, devastada pelo terremoto e pela guerra com 15 milhões de pessoas em dificuldade, recebeu ajuda financeira de Francisco graças à Nunciatura Apostólica, que se encarrega de aplicá-la em favor da população.

"Enviamos ajuda através de aviões turcos e estamos prestando atenção na altura dos paletes e do peso. Um trabalho possível graças à ajuda de voluntários", disse o responsável pela Esmolaria Apostólica do Vaticano, o Cardeal Konrad Krajewski.
Além dos remédios, nestes quase dois meses após o terremoto, foram enviados alimentos enlatados como arroz e atum, camisetas térmicas, fraldas e muitos outros materiais capazes de resistir ao tempo e ao frio.
Paróquias italianas fazem doações
No último domingo (26), as ofertas recolhidas em todas as igrejas italianas serão destinadas para os turcos e sírios, como sinal concreto de solidariedade e participação de todos os fiéis nas necessidades materiais e espirituais das vítimas do terremoto.
Até 30 de abril é possível continuar a doar pelo site da Cáritas Italiana. Em fevereiro, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) já tinha destinado 500 mil euros para ajudar nas primeiras necessidades das famílias atingidas pelo tremores.
“Em nome da Igreja na Itália, expresso minhas profundas condolências e proximidade à população provada por este trágico acontecimento, assegurando orações pelas vítimas, seus familiares e feridos. Enquanto nos unimos a quantos foram atingidos por esta calamidade, fazemos votos para que a máquina da solidariedade internacional comece imediatamente a garantir uma rápida reconstrução”, afirmou à época o Cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da CEI.
.:: Oração do Papa pela Síria e Turquia
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.