Notícias

Vaticano envia medicamentos para vítimas do terremoto na Turquia

Além dos remédios, Conferência Episcopal Italiana realiza arrecadação nas paróquias para auxiliar turcos e sírios

Escrito por Redação A12

28 MAR 2023 - 14H09 (Atualizada em 28 MAR 2023 - 15H11)

Reuters/Sertac Kayar/direitos reservados

No início de fevereiro deste ano, um terremoto de magnitude 7.8 atingiu cidades da Sìria e Turquia, deixando 50 mil mortos e mais de 200 mil prédios destruídos. Mais de um mês depois da tragédia, ainda não é possível por completo detalhar as perdas e danos de uma das mais graves catástrofes naturais da região.

Leia MaisPapa pede solidariedade ao rezar pelas vítimas da tragédia na Turquia e na Síria"Este é o momento de socorrer o povo", diz o Núncio Apostólico da SíriaO Dicastério para o Serviço da Caridade, a pedido do Papa, está realizando o envio de paletes de medicamentos que continuam a ser distribuídos nesta terça-feira (28) na capital turca, Istambul.

São 10 mil kits de remédios que foram adquiridos por recomendação da Embaixada da Turquia junto à Santa Sé, que tem o controle da situação no país.

A Síria, devastada pelo terremoto e pela guerra com 15 milhões de pessoas em dificuldade, recebeu ajuda financeira de Francisco graças à Nunciatura Apostólica, que se encarrega de aplicá-la em favor da população.

Vatican Media
Vatican Media


"Enviamos ajuda através de aviões turcos e estamos prestando atenção na altura dos paletes e do peso. Um trabalho possível graças à ajuda de voluntários", disse o responsável pela Esmolaria Apostólica do Vaticano, o Cardeal Konrad Krajewski.

Além dos remédios, nestes quase dois meses após o terremoto, foram enviados alimentos enlatados como arroz e atum, camisetas térmicas, fraldas e muitos outros materiais capazes de resistir ao tempo e ao frio.

Paróquias italianas fazem doações

No último domingo (26), as ofertas recolhidas em todas as igrejas italianas serão destinadas para os turcos e sírios, como sinal concreto de solidariedade e participação de todos os fiéis nas necessidades materiais e espirituais das vítimas do terremoto.

Até 30 de abril é possível continuar a doar pelo site da Cáritas Italiana. Em fevereiro, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) já tinha destinado 500 mil euros para ajudar nas primeiras necessidades das famílias atingidas pelo tremores.

“Em nome da Igreja na Itália, expresso minhas profundas condolências e proximidade à população provada por este trágico acontecimento, assegurando orações pelas vítimas, seus familiares e feridos. Enquanto nos unimos a quantos foram atingidos por esta calamidade, fazemos votos para que a máquina da solidariedade internacional comece imediatamente a garantir uma rápida reconstrução, afirmou à época o Cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da CEI.


.:: Oração do Papa pela Síria e Turquia


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...