Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Velhice: fim da linha ou um novo começo possível?

Coletânea reúne especialistas, poesia e experiências reais para repensar a velhice com profundidade e esperança

Escrito por Beatriz Nery

25 JUL 2025 - 09H52 (Atualizada em 25 JUL 2025 - 11H11)

Alessandro Biascioli/Adobe Stock

Quando o tempo avança e os fios brancos se multiplicam no espelho, muitos se perguntam se é possível envelhecer de outra maneira. Será?

A socióloga Lucia Ribeiro acredita que sim e não está sozinha. A coletânea organizada por ela, chamada “Um outro envelhecer é possível” publicada pela Editora Ideias & Letras, nasceu do desejo coletivo de repensar essa fase da vida com mais consciência, humanidade e propósito.

O livro é resultado de diálogos, seminários e reflexões compartilhadas entre profissionais de diversas áreas e pessoas que, ao viverem o envelhecimento na própria pele, decidiram transformá-lo em experiência de aprendizado.

Participam nomes como Leonardo Boff, Rose Marie Muraro, Rogério Luz, entre outros. Há textos sociológicos, análises psicanalíticas, olhares médicos, reflexões filosófico-espirituais, além de poesias e testemunhos de vida.

“Conscientes da complexidade do tema, tentamos abordá-lo não só a partir de perspectivas e enfoques diversos, mas também sob formatos diferenciados, juntando a textos mais analíticos outros que trazem a experiência viva”, explica Lucia.

Mariana Joffre/A12 Mariana Joffre/A12 Clique e adquira o livro da Editora Ideias & Letras!


O tom do livro é diverso, assim como são os caminhos do envelhecimento para cada um que o experimenta. Dessa forma, os autores buscam compreender essa etapa como um recomeço.

No campo sociológico, por exemplo, analisam-se as transformações sociais que permitem mais qualidade de vida para os idosos, mesmo diante do preconceito persistente. Já na dimensão psicanalítica, aborda-se o luto pelas perdas e, ao mesmo tempo, as potências criativas que ainda podem florescer.

"Partimos da ideia de que o processo do envelhecer, inerente a todos os seres vivos, adquire maior complexidade e inclui dimensões diferenciadas quando se trata da espécie humana", diz Lucia.

Experiências vividas, como os relatos de idosos, o olhar de uma criança e até dois sonetos que costuram, com sensibilidade, as muitas camadas do envelhecer, acompanham o leitor nessa coletânea. O primeiro poema do livro, de Rogério Luz, abre a obra com uma pergunta provocadora: "O mesmo envelhecer nunca é possível?" e prepara o leitor para mergulhar nas marés profundas da existência.

A autora acredita que essa etapa da vida pode ser fecunda:

"Nos pareceu importante abrir o diálogo com a reflexão que já realizamos, com o intuito de aprofundar seu sentido e trazer uma colaboração experiencial que possa ajudar na travessia dessa etapa.”

Fruto de encontros realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo, o livro surge como um convite à geração que viveu tempos intensos de transformação social e agora se vê diante de novos desafios existenciais. Como atravessar esse tempo sem se perder de si? Como manter vivo o compromisso com a vida e com o outro?

Para quem sente que a velhice chegou cedo demais ou para quem deseja acolhê-la com mais esperança, essa leitura oferece reflexões instigantes, humanas e, acima de tudo, possíveis.

Como escreve Rogério Luz no poema que abre a coletânea:

O mesmo envelhecer nunca é possível,

Já que o tempo infiel sempre renova

A aparência mutante em cada nível

Da viagem vertical que ao pó retorna.

Tu mesmo és outro: igual e diferente

Buscas a cada instante algum sentido

Nas vagas do presente, mar obscuro.

Atlântida perdida, continente

Em sua própria memória submergido,

Naufragaste no olvido do futuro.

:: Outro livro da Editora Ideias & Letras convida para a arte do envelhecer!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...