Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Viaduto é inaugurado no entorno do Santuário Nacional

Novo viaduto transforma tráfego de motoristas entorno do Santuário em um caminho seguro

Escrito por Laís Silva

19 SET 2025 - 15H51 (Atualizada em 19 SET 2025 - 16H39)

Thiago Leon

A cidade de Aparecida (SP) inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (19), um novo viaduto que fica no entorno do Santuário Nacional. A nova via recebeu o nome de Viaduto Papa Francisco, uma homenagem ao Pontífice que faleceu em abril deste ano.

Na cerimônia de inauguração estavam presentes o Missionário Redentorista, Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., Ecônomo do Santuário Nacional; Renan Filho, ministro dos Transportes; Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Guilherme Segalla, presidente da MRS Logística, além das demais autoridades.

A obra cruza a Avenida Itaguaçu, menor Rodovia do Brasil (BR-488), que liga a Rodovia Presidente Dutra ao Santuário Nacional, e agora oferece maior segurança para os motoristas e aos pedestres que acessam o bairro Jardim Paraíba, já que anteriormente era necessário cruzar a linha do trem e até aguardar a passagem do transporte, causando filas no trânsito.

Thiago Leon Thiago Leon


Pe. Fábio Evaristo explicou que o Santuário Nacional está entre os mais importantes destinos de viagem do Brasil e destacou que só no último ano, a Casa da Mãe recebeu mais de 9 milhões de romeiros e neste ano já foi observado um crescimento de 10%, o que deve levar a marca de 10 milhões em 2025.

O ecônomo do Santuário contou que a obra irá contribuir significativamente com o deslocamento dos visitantes e dos moradores da cidade.

Com certeza vai facilitar bastante a circulação dos devotos, sobretudo aqueles que querem visitar a Cidade do Romeiro, Porto Itaguaçu e o Caminho do Rosário. Vai trazer muita segurança também para a população local. Não vamos ter mais aquele conflito na circulação do trem e dos carros. A gente espera que outras iniciativas, como esta, que aprimorem a circulação viária no entorno do Santuário, possam vir também complementar essa iniciativa que hoje é inaugurada”.

Thiago Leon Thiago Leon


O Missionário Redentorista ainda destacou o compromisso da Igreja em cuidar dos peregrinos que chegam ao Santuário, incentivando também que o poder público olhe para a cidade com planos de possíveis melhorias de acolhimento e segurança.

“Que este viaduto dedicado ao papa Francisco seja sinal concreto do compromisso do poder público, da Igreja, da sociedade, em cuidar dos milhões de peregrinos e moradores, que transitam todos os anos por aqui. E seja também inspiração para que avancemos juntos entre novos projetos e políticas que garantam segurança, mobilidade e dignidade a todos que chegam à Casa da Mãe Aparecida.”

O presidente da MRS, Guilherme Segalla, afirmou que é uma alegria entregar essa obra antes do mês de outubro, período em que o número de fiéis que visitam o Santuário aumenta, uma obra que vai proporcionar segurança para os romeiros que vierem a Aparecida.

“É uma honra entregar essa obra agora, há poucas semanas, talvez do pico de visitantes de romeiros em peregrinação. Então entregar essa obra a duas semanas antes do principal marco e evento aqui da região, para nós é uma satisfação imensa. Aqui com muita segurança que vai permitir a chegada de todos os visitantes aqui na região”.

Homenagem ao Papa Francisco


Thiago Leon Thiago Leon


A Lei 15.213 denomina o viaduto recém inaugurado em Aparecida, localizado no km 2,3 da BR-488, como “Viaduto Papa Francisco”. A lei tem origem em projeto da Câmara dos Deputados (PL 1.856/2025) que foi aprovado pelo Senado na última terça-feira (16).

O Missionário Redentorista, Pe. Fábio Evaristo, afirmou que esta é uma bonita homenagem ao Papa Francisco, e relembrou suas duas passagens em Aparecida.

“Quero recordar que a escolha do nome Papa Francisco para batizar o dispositivo inaugurado hoje é bastante simbólica. Papa Francisco esteve neste lugar em duas ocasiões, a primeira quando era cardeal de Buenos Aires, em 2007, e a segunda já como Papa, em 2013. Um homem de Deus que trabalhou incansavelmente para construir não muros de separação, mas sim pontes de encontro, solidariedade e vida”.

add  Programe sua visita ao Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...