Um dia histórico para a humanidade! Em 20 de julho 1969, mais de 600 milhões de pessoas no mundo inteiro assistiam pela TV os tripulantes da nave Apollo 11 caminhando sobre a Lua pela primeira vez.
Leia MaisAstronauta revela ter recebido Eucaristia no espaçoUm desses espectadores era Felipe Sánchez Urbano, secretário da Irmandade de Nossa Senhora da Lua, padroeira da cidade de Pozoblanco, da província de Córdoba, na Espanha. O jovem, após assistir a aterrissagem, decidiu no dia 30 de julho de 1969, numa atitude de fé e entusiasmo, enviar cartas a cada tripulante, parabenizando pelo grande feito.
Com essas cartas, Felipe incluiu três fotos de Nossa Senhora de Pozoblanco (uma para cada astronauta) e uma nota de que a "Irmandade havia chegado à autoridade eclesiástica competente propondo que a Virgen de la Luna fosse nomeada padroeira de todos os astronautas".
O que Felipe não esperava era que, em setembro do mesmo ano, ele receberia uma carta dos astronautas da nave, com uma mensagem de agradecimento e uma fotografia da tripulação, assinada simplesmente por Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins.
Uma moldura da cópia da foto autografada e as notas da tripulação da Apollo 11 foram exibidas aos pés da Virgen de la Luna desde então.
"Eu tenho aquela imagem guardada. Aqueles momentos de emoção que ele viveu e que ele transmitiu com seu silêncio porque muitas vezes ele não conseguia expressar a alegria que carregava dentro dele. Se estivesse entre nós, voltaria a ficar sem palavras", disse o filho Rafael Sanchéz, em entrevista recente para o site Ecclesia, da Rede COPE.
Felipe tentou por todos os meios dar um passo adiante. Ele queria que um dos tripulantes do Saturn V, um dos embaixadores ou funcionários da maior agência espacial do mundo, viesse ao Santuário de Jara, onde está a imagem de Nossa Senhora da Lua. No entanto, ele faleceu em 1997, sem poder realizar esse sonho. Ele ainda conseguiu manter a troca de correspondência para mais seis missões: da Apollo 11 a Apollo 17.
Devoção à Virgem da Lua
No vale de Los Pedroches, na Espanha, entre os municípios de Pozoblanco e Villanueva, na província de Córdoba, encontra-se a Ermita de la Virgen de la Luna.
No século XV, a lenda local conta que a imagem de Nossa Senhora da Lua apareceu diante de um jovem pastor ao lado de um carvalho. O menino tentou remover a imagem da árvore e levá-la de volta para a cidade, mas a cada vez a imagem dela desaparecia da casca que ele estava segurando, apenas para reaparecer no mesmo carvalho. Neste local sagrado, uma ermida foi construída para abrigar sua imagem. Hoje é o lar da Irmandade da Virgem da Lua.
Desde a sua fundação, os locais pedem a intercessão de Maria para proteção em tempos de grande perigo, como épocas de seca, a pandemia de 1918, e a Guerra Civil Espanhola.
:: Aprenda sobre os títulos de Nossa Senhora
Fonte: Rede COPE / NASA
Papa no Angelus: reconhecer a singularidade de Jesus em nossa vida
No Angelus, Papa Francisco convida fiéis a reconhecerem a singularidade de Jesus e refletirem sobre sua missão.
Sob os pés da Mãe Aparecida, jovem se converte ao Catolicismo
A conversão é uma transformação de vida inteira! Conheça a história de um jovem que se converteu por meio de Nossa Senhora Aparecida.
Jesus anuncia a Boa Nova por meio da leitura de Isaías
A ação de Jesus é um convite à prática da fé e à vivência dos ensinamentos do Evangelho.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.