Notícias

Astronauta revela ter recebido Eucaristia no espaço

Um dos tripulantes da nave Endeavour falou da emoção de comungar o Corpo de Cristo enquanto estava contornando o planeta Terra

Escrito por Alberto Andrade

15 JUN 2022 - 16H00

Detroit Catholic

Muitos fieís católicos do Santuário Nacional da Pequena Flor, em San Antonio, cidade do estado do Texas, nos Estados Unidos, ao participar de um evento chamado "Live at Basilica",receberam uma visita muito especial.

Leia MaisArquivo A: Fé e CiênciaO veterano astronauta Thomas Jones, de 67 anos, que participou de quatro missões em ônibus espaciais pela NASA, o serviço espacial norte-americano, compartilhou sua experiência de fé na “grande catedral de Deus no céu”, se referindo ao espaço sideral.

"Não precisamos nos preocupar com o limite do amor de Deus. Essa graça de Deus está conosco o tempo todo em todos os lugares que vamos", disse Jones em sua palestra.


Eucaristia no espaço

As memórias espaciais do astronauta incluem a rara experiência de receber a Sagrada Comunhão fora do planeta. Thomas disse que em 1994,, estava a bordo da nave Endeavour, em sua primeira missão para estudar as mudanças em torno da Terra, e três dos seis astronautas a bordo eram católicos - ele, Sidney Gutierrez e Kevin Chilton, um ministro extraordinário da Sagrada Comunhão.

Em um domingo depois da Páscoa, Kevin reuniu Sidney e Thomas na cabine de voo para comungar.

“Estávamos no convés de voo e estava escuro lá fora, fizemos nossas orações e tomamos a Eucaristia juntos. Foi muito emocionante. Cristo estava lá garantindo nossa segurança e nos ajudando a fazer nosso melhor trabalho lá em cima”, disse.

Catholic Herald
Catholic Herald


A nave estava no lado escuro da Terra, mas ele disse que, assim que terminaram de receber a comunhão, havia um raio de luz que entrava pelas janelas da cabine quando o sol nascia.

“Com esta bela luz entrando na cabine e o lindo oceano azul abaixo, eu estava à beira das lágrimas, lembrou ele, acrescentando que a experiência trouxe à mente a passagem bíblica “Onde quer que dois ou três estão reunidos em meu nome, estou com vocês.” (Mt 18, 20)

Thomas disse que sempre achou fácil orar no espaço; ele mantinha as leituras de domingo e outras passagens das Escrituras em seu caderno de missão, e um rosário sempre fazia parte de seu equipamento pessoal.

Atualmente, Jones, Chilton e Gutiérrez estão aposentados. Todos receberam distintos prêmios de reconhecimento entregues pela NASA. Esta foi a primeira vez que alguém comungou no espaço. Em 2013, o astronauta Mike Hopkins levou para o espaço seis hóstias divididas em quatro pedaços. Para fazer isso, obteve permissão da diocese de Galveston-Houston. Ele as consumiu durante as 24 semanas que esteve no espaço.

.:: Arquivo A fala dos cuidados com a Casa Comum

Fonte: Catholic Herald

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.