Notícias

Astronauta revela ter recebido Eucaristia no espaço

Um dos tripulantes da nave Endeavour falou da emoção de comungar o Corpo de Cristo em 1994

Escrito por Alberto Andrade

15 JUN 2022 - 16H00 (Atualizada em 09 JAN 2024 - 16H25)

Wikipedia/NASA

O Dia do Astronauta homenageia a coragem e dedicação dos exploradores do espaço, esses indivíduos audaciosos que desafiam os limites da compreensão humana para descobrir novas fronteiras. No Brasil, a data tem como intuito celebrar a Missão Centenário que levou Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, para a Estação Espacial Internacional, neste dia em 2006.

E para relembrar a data, contamos a história do veterano astronauta Thomas Jones, de 68 anos, que participou de quatro missões em ônibus espaciais pela NASA, o serviço espacial norte-americano, compartilhou sua experiência de fé na “grande catedral de Deus no céu”, se referindo ao espaço sideral. 

Leia MaisAstronautas: desbravadores da galáxia"Não precisamos nos preocupar com o limite do amor de Deus. Essa graça de Deus está conosco o tempo todo em todos os lugares que vamos", disse Jones em uma de suas palestras.

Eucaristia no espaço

As memórias espaciais do astronauta incluem a rara experiência de receber a Sagrada Comunhão fora do planeta. Thomas disse que em 1994, estava a bordo da nave Endeavour, em sua primeira missão para estudar as mudanças em torno da Terra, e três dos seis astronautas a bordo eram católicos - ele, Sidney Gutierrez e Kevin Chilton, um ministro extraordinário da Sagrada Comunhão.

Em um domingo depois da Páscoa, Kevin reuniu Sidney e Thomas na cabine de voo para comungar.

Estávamos no convés de voo e estava escuro lá fora, fizemos nossas orações e tomamos a Eucaristia juntos. Foi muito emocionante. Cristo estava lá garantindo nossa segurança e nos ajudando a fazer nosso melhor trabalho lá em cima”, disse.

Catholic Herald
Catholic Herald


A nave estava no lado escuro da Terra, mas ele disse que, assim que terminaram de receber a comunhão, havia um raio de luz que entrava pelas janelas da cabine quando o sol nascia.

“Com esta bela luz entrando na cabine e o lindo oceano azul abaixo, eu estava à beira das lágrimas, lembrou ele, acrescentando que a experiência trouxe à mente a passagem bíblica Onde quer que dois ou três estão reunidos em meu nome, estou com vocês. (Mt 18, 20)

Thomas disse que sempre achou fácil orar no espaço; ele mantinha as leituras de domingo e outras passagens das Escrituras em seu caderno de missão, e um rosário sempre fazia parte de seu equipamento pessoal.

Atualmente, Jones, Chilton e Gutiérrez estão aposentados. Todos receberam distintos prêmios de reconhecimento entregues pela NASA. Esta foi a primeira vez que alguém comungou no espaço. Em 2013, o astronauta Mike Hopkins levou para o espaço seis hóstias divididas em quatro pedaços. Para fazer isso, obteve permissão da diocese de Galveston-Houston. Ele as consumiu durante as 24 semanas que esteve no espaço.

.:: Arquivo A fala dos cuidados com a Casa Comum

Fonte: Catholic Herald

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...