O Dia do Astronauta homenageia a coragem e dedicação dos exploradores do espaço, esses indivíduos audaciosos que desafiam os limites da compreensão humana para descobrir novas fronteiras. No Brasil, a data tem como intuito celebrar a Missão Centenário que levou Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, para a Estação Espacial Internacional, neste dia em 2006.
E para relembrar a data, contamos a história do veterano astronauta Thomas Jones, de 68 anos, que participou de quatro missões em ônibus espaciais pela NASA, o serviço espacial norte-americano, compartilhou sua experiência de fé na “grande catedral de Deus no céu”, se referindo ao espaço sideral.
Leia MaisAstronautas: desbravadores da galáxia"Não precisamos nos preocupar com o limite do amor de Deus. Essa graça de Deus está conosco o tempo todo em todos os lugares que vamos", disse Jones em uma de suas palestras.
Eucaristia no espaço
As memórias espaciais do astronauta incluem a rara experiência de receber a Sagrada Comunhão fora do planeta. Thomas disse que em 1994, estava a bordo da nave Endeavour, em sua primeira missão para estudar as mudanças em torno da Terra, e três dos seis astronautas a bordo eram católicos - ele, Sidney Gutierrez e Kevin Chilton, um ministro extraordinário da Sagrada Comunhão.
Em um domingo depois da Páscoa, Kevin reuniu Sidney e Thomas na cabine de voo para comungar.
“Estávamos no convés de voo e estava escuro lá fora, fizemos nossas orações e tomamos a Eucaristia juntos. Foi muito emocionante. Cristo estava lá garantindo nossa segurança e nos ajudando a fazer nosso melhor trabalho lá em cima”, disse.

A nave estava no lado escuro da Terra, mas ele disse que, assim que terminaram de receber a comunhão, havia um raio de luz que entrava pelas janelas da cabine quando o sol nascia.
“Com esta bela luz entrando na cabine e o lindo oceano azul abaixo, eu estava à beira das lágrimas”, lembrou ele, acrescentando que a experiência trouxe à mente a passagem bíblica “Onde quer que dois ou três estão reunidos em meu nome, estou com vocês.” (Mt 18, 20)
Thomas disse que sempre achou fácil orar no espaço; ele mantinha as leituras de domingo e outras passagens das Escrituras em seu caderno de missão, e um rosário sempre fazia parte de seu equipamento pessoal.
Atualmente, Jones, Chilton e Gutiérrez estão aposentados. Todos receberam distintos prêmios de reconhecimento entregues pela NASA. Esta foi a primeira vez que alguém comungou no espaço. Em 2013, o astronauta Mike Hopkins levou para o espaço seis hóstias divididas em quatro pedaços. Para fazer isso, obteve permissão da diocese de Galveston-Houston. Ele as consumiu durante as 24 semanas que esteve no espaço.
.:: Arquivo A fala dos cuidados com a Casa Comum
Fonte: Catholic Herald
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.