Notícias

Vicentinos celebram 52ª Romaria em Aparecida

Representantes da obra de São Vicente de Paulo falaram ao A12 sobre a importância em sermos solidários no tempo quaresmal

Escrito por Alberto Andrade

02 MAR 2024 - 10H31 (Atualizada em 04 MAR 2024 - 12H04)

Alberto Andrade - A12

O Santuário Nacional de Aparecida acolhe pela 52ª vez a Romaria dos Vicentinos. Neste ano, o tema do evento vicentino é “Ozanam, servo incansável a exemplo de Maria, serva fiel”.

A programação teve início nesta sexta-feira (1), com a recitação do Santo Terço no Caminho do Rosário. Na manhã deste sábado (2), milhares de representantes de São Vicente de Paulo estiveram no Morro do Cruzeiro e realizaram a tradicional Via Sacra Vicentina.

No exercício espiritual, além da contemplação do amor de Jesus, que sofreu e morreu por todos nós para que tivéssemos a vida eterna, em cada uma das 15 estações, houve orações e reflexões sobre a missão da Sociedade Vicentina, ajudar os pobres, excluídos e marginalizados a partir do trabalho de caridade auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários, espalhados por 150 países.

Alberto Andrade - A12
Alberto Andrade - A12


Em nosso país, são cerca de 20 mil conferências, que reúnem aproximadamente 153 mil voluntários. Além de atuar em situações emergenciais provendo alimentos, roupas e remédios para pessoas em apuros, a Sociedade de São Vicente de Paulo procura encontrar formas de promoção das pessoas auxiliadas.

Para o portal A12, a Coordenadora da Comissão Organizadora da Romaria, Elisabete Maria de Castro, nos fala da felicidade em celebrar mais uma romaria em Aparecida e no tempo da Quaresma.

É sempre uma alegria estar na casa da Mãe Aparecida, esse ano celebrando a 52ª edição da Romaria Vicentina no período quaresmal, momento que devemos intensificar nossa reflexão e oração. No entanto, vivemos um final de semana intenso de várias atividades e na manhã de sábado subimos o Morro do Cruzeiro em Via Sacra refletindo os passos de Jesus”.

Elisabete também disse como podemos exercer a solidariedade como missão em nossas vidas.

Todos os dias somos convidados através da visita domiciliar, nossa principal prática a viver nossa vocação de servir e amar os pobres”.

Alberto Andrade - A12
Alberto Andrade - A12


Carlos Roberto dos Santos, responsável pelos grupos vicentinos na Arquidiocese de Aparecida (SP) falou ao A12 em estar mais uma vez no tradicional encontro.

“Para nós vicentinos, é uma alegria imensurável estar mais uma vez na Casa da Mãe, nesta nossa Romaria, e no período quaresmal de muita interiorização, sempre buscando a conversão. A vocação vicentina pode ser despertada em quem quiser. Basta que ouvir o que Jesus disse: 'Amai-vos uns aos outros, como eu os amei' e ainda tudo que fizeres ao menor dos meus irmãos é a Jesus que eu faço, portanto, façamos a nossa solidariedade se tornar visível para todos!

Alberto Andrade - A12
Alberto Andrade - A12

Após a Via Sacra, a grande romaria se concentra no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Ela começa com a abertura da exposição da réplica da Imagem e a Relíquia de 1º Grau de São Vicente de Paulo, às 14h.

As atividades seguem com o Show de Talentos, que apresentará ao público as várias habilidades das Conferências de Crianças e Adolescentes, com apresentações de dança, teatro e música. À noite, acontece o Festival Cultural Ozanam, organizado pela juventude vicentina.

O evento se encerra neste domingo (3), com a Festa Regulamentar, seguida pela celebração da Santa Missa, presidida por Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, da Congregação da Missão.

“Temos a certeza, que sob as graças da Mãe, Ozanam e São Vicente, será mais uma Romaria de sucesso. Nossa expectativa é de reunir milhares de vicentinos e amigos dos diversos ramos da Família Vicentina para agradecer e pedir a benção da Mãe Aparecida. Que sejamos fiéis em seguir o legado herdado de Ozanam, comprometidos e corajosos no servir, assim como Maria”, conclui Elisabete.


Padre Queimado fala sobre São Vicente de Paulo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...