Notícias

Você sabe o que é a ciência de Maria?

Na Casa da Mãe Aparecida você pode estudar sobre Mariologia

Escrito por Isabela Araujo

19 JAN 2023 - 15H43 (Atualizada em 27 JAN 2023 - 09H08)

Thiago Leon

Leia MaisVocê conhece o trabalho da Academia Marial de Aparecida?O Santuário Nacional abriga a Academia Marial, que visa o desenvolvimento a nível teórico e prático sobre Nossa Senhora. A partir disso, a ciência de Maria é colocada em pauta.

Mariologia é uma parte da teologia cristã e católica, que significa ‘estudo de Maria’ ou ‘ciência de Maria’. Quando se estuda a Mariologia, é preciso penetrar na Bíblia sagrada e aprender a interpretar os textos que se referem à Maria, direta ou indiretamente; é preciso buscar nos primeiros teólogos da Igreja, chamados de Santos Padres, como eles descreveram a pessoa e a missão de Maria.”, explica o diretor da Academia Marial, padre José Ulysses da Silva, sobre o estudo fornecido pela organização.

Lucas de Bem
Lucas de Bem
Associação Brasileira de Mariologia


Aberta para todos os que gostariam de aprender e refletir sobre a Teologia Mariana ou que de fato exercem atividades nesta dimensão, a Academia fornece diferentes atividades e ações, entre elas a Pós-Graduação em Mariologia.

O curso é uma parceria com a Faculdade Dehoniana e teve sua primeira turma no mesmo ano em que se comemoravam os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017.

"A especialização em Mariologia é indicada para todas as pessoas que querem dar um mergulho mais profundo nos saberes sobre a pessoa e a figura de Maria, na Bíblia, na tradição da Igreja, na teologia, nos dogmas e também na devoção popular: na Pastoral, Maria de todos os povos, Maria na história, Maria nos ícones, Mariana na arte, Maria na música, são muitos temas abordados por especialistas nessa área. (...)

O curso é indicado também para pessoas que querem cultivar um amor inteligente a Mãe de Deus, a Nossa Senhora, a Virgem Maria, pessoas que tem uma devoção à Nossa Senhora Aparecida, mas gostariam de conhecer melhor quem é esta mulher por trás daquele manto, daquela devoção, daquela imagem encontrada no rio Paraíba", explica o supervisor do curso, Pe. João Carlos Almeida, sobre para quem é indicado a pós-graduação.

Alessandro Cardoso
Alessandro Cardoso
3ª turma de Pós-graduação em Mariologia


A terceira turma se formou agora em janeiro e as inscrições já estão abertas para a nova turma, que terá início em julho. São dois anos de duração, com 4 módulos, que totalizam 360 horas, e abordam: Introdução Geral e Bíblia; Patrística e Dogmática; Espiritualidade e Liturgia; Mariologia de Fronteira.

Para a coordenadora do curso, professora Márcia Miné, ele transforma os alunos, gerando frutos de compromisso, missão com a evangelização e piedade popular em meio a realidade de cada um.

Os alunos saem daqui renovados na fé, fortalecidos no estudo, no mergulho para águas mais profundas do estudo mariológico e saem dessa imersão, uma grande imersão, fortalecidos enriquecidos e amadurecidos na sua fé., conta a coordenadora, que também foi aluna da primeira turma da pós-graduação.

Thiago Leon
Thiago Leon


Marcia também aborda como os alunos podem utilizar os conhecimento adquiridos em aula. “Podem contribuir com uma evangelização mais pautada em uma Mariologia consistente, que só amadurece, se fortalece, enriquece a fé e a evangelização e atuação de cada um no lugar aonde vivem, na sua cidade, na sua pastoral, nos seus cursos, então nesse sentido também o aluno sai da pós-graduação em Mariologia para atuar como docente.”

Quer aprender mais sobre a trajetória de Maria e a sua relação com nós, seus filhos e filhas? Inscreva-se e mergulhe nestes estudos tão valiosos sobre a nossa Mãe.

Inscreva-se aqui

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...