Opinião

The Chosen: Uma série sobre os seguidores de Jesus

Camila Vilas (Arquivo Pessoal)

Escrito por Camila Vilas

03 DEZ 2021 - 08H42 (Atualizada em 03 DEZ 2021 - 10H10)

Shutterstock jesus-cristo (Shutterstock)

Leia MaisMetaverso: será possível distinguir ficção de realidade?Papa Francisco: As ideologias afetam o avanço da IgrejaThe Chosen é uma série americana criada e dirigida pelo cineasta Dallas Jenkins. A série já conta com duas temporadas e seu sucesso se deve principalmente a dois fatores: Primeiro, o fator técnico, pois uma produção digna das grandes séries e segundo, a narrativa que valoriza os detalhes e a construção dos personagens.

A série foi produzida graças a uma campanha de financiamento coletivo que arrecadou 11 milhões de dólares, superando em 2018, todos os recordes de financiamento coletivo para produções audiovisuais. Segundo os produtores, os episódios foram vistos por mais de 1 bilhão de pessoas mostrando que a história de Jesus e seu Evangelho continuam despertando interesse e comovendo pessoas ao redor do mundo.

Uma Narrativa profunda que valoriza os detalhes

O elemento essencial, ao meu modo de ver, é que ao ser uma série com vários episódios, o diretor tem mais tempo para desenvolver os personagens e se deter nos detalhes que constroem a grande história da vida de Jesus e de seus discípulos. O roteiro é muito rico e captura os acontecimentos através da perspectiva dos escolhidos por Cristo, oferecendo a nós expectadores, a possibilidade de fazer o exercício de imaginar o que aconteceu tendo sempre os Evangelhos e as Sagradas Escrituras como pano de fundo. É muito interessante ver como a história evangélica é apresentada, muitas vezes usando o artifício de iniciar alguns capítulos com uma pequena cena do Antigo Testamento relacionada à esperança do Messias, daquele que há de vir.

São Josemaría Escrivá, santo espanhol, recomendava imaginar o Evangelho como um filme e entrar nas cenas como se fôssemos um personagem a mais. E esta série nos convida a fazer exatamente isso. As bodas de Caná, o chamado dos apóstolos e de Maria Madalena, o encontro com a samaritana, as conversas com Nicodemos são belas e profundas. Muitas vezes, são um convite à oração.

A atuação equilibrada de Jonathan Roumie como Jesus é outro ponto alto da série, pois ele consegue fazer um Jesus simples, alegre, com senso de humor e principalmente, com grande consciência de sua divindade e missão de Salvador.

.:: Documentário sobre o Vale do Paraíba é atração na TV Aparecida

Quem são os escolhidos?

Esta maneira de contar a história, nos aproxima dos personagens e lhes dá credibilidade. Nos identificamos com suas experiências, medos, angustias e esperanças. Nós, como Maria Madalena, Pedro, Nicodemos, Mateus e tantos outros, também queremos ver o Messias e queremos ter nossa vida transformada por Ele. Nós também trazemos nossas dificuldades como cada uma daquelas pessoas que se encontraram com Jesus. Ao assistir os episódios, entramos na dinâmica que envolve os personagens e Cristo, e no final, nos sentimos tocados porque assim como eles, somos nós também os escolhidos de Jesus. Somos chamados por Ele a abrir as portas do nosso coração ao seu amor, bondade e misericórdia.

Se você ainda não viu, não perca esta oportunidade de se enriquecer interiormente com esta bela produção. A série está disponível pelo aplicativo The Chosen (para Android ou para iPhone) ou diretamente pelo site oficial.

Escrito por
Camila Vilas (Arquivo Pessoal)
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.