No dia em que a Igreja celebra a festa de São Gregório de Narek a embaixada da Armênia (país de origem do santo) se reuniu com representantes da Santa Sé diante da estátua de São Gregório, no Vaticano, para rezarem uma oração pela cura de Papa Francisco.
De acordo com o site do Vatican News, todas as famílias armênias têm como alimento espiritual o Livro das Lamentações escrito por Gregório de Narek, juntamente com as sagradas escrituras. Por meio dessa devoção muitos armênios recebem constantemente a cura de doenças, por esse motivo rezaram juntos pela recuperação de Francisco.
Inspirados por esta iniciativa, citamos também outros santos intercessores pelos doentes, os quais podemos pedir neste tempo pela plena recuperação do Santo Padre.
Além de São Gregório de Narek, podem interceder pelos doentes São Rafael, São Peregrino, Santa Ágata e São Tiago Maior.
Leia mais sobre santos intercessores pelos doentes
Reze a oração de São Gregório de Narek pela cura do Papa Francisco
“Senhor nosso Deus, afastai as dores e curai as doenças de vosso povo e de vosso servo, o Papa Francisco, e concedei saúde perfeita a todos por meio de vossa Cruz vitoriosa, pela qual destruístes a fraqueza da raça humana e condenastes o inimigo de nossa vida e fé.
Vós sois nossa vida e nossa força, um Deus benevolente e misericordioso, o único que pode perdoar os pecados e afastar de nós a doença e a enfermidade. Conheceis as carências dos necessitados. Dai os bens de acordo com a necessidade de cada um.
Concedei abundantemente vossa misericórdia às vossas criaturas, por meio das quais a Santíssima Trindade é continuamente glorificada e amada, agora e para todo o sempre. Amém”.
Quem foi São Gregório de Narek
Gregório foi um monge turco nascido entre 945 e 950 em Vaspurakan, na Armênia. Ele foi criado e educado pelo tio Ananias, abade no monastério São Basílio de Narek, local onde também se ordenou monge no ano de 977.
O mosteiro foi um importante lugar de aprendizado onde Gregório estudou os poetas e filósofos do Helenismo e como sacerdote, posteriormente, reformou Narek. Ele fez um “comentário sobre o cântico dos cânticos” e adaptou seus sermões e hinos para catequização do povo.
No fim da sua vida escreveu o poema conhecido como Livro das Lamentações, popular e amado na Armênia, tão amado que sua leitura era obrigatória para as crianças em idade escolar.
O monge faleceu em Narek, por volta do ano 1010 e seu túmulo, que foi lugar de peregrinação por séculos, foi destruído, junto com o mosteiro durante o genocídio de 1915. São Gregório foi proclamado doutor da Igreja pelo Papa Francisco em 12 de abril de 2015 e a Igreja celebra sua memória no dia 27 de fevereiro.
Fonte: VaticanNews
Fonte: VaticanNews
Brasileiros marcam presença em encontro de Conselho Episcopal
Entre as agendas de reuniões regionais, segue acontecendo nesta semana na Argentina, o encontro do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho
5 anos da Statio Orbis do Papa: um olhar de esperança no ano jubilar
Completa-se hoje cinco anos da Statio Orbis pelo fim da pandemia, oração extraordinária que representou um momento forte e de imersão no mistério de Deus, pela situação que vivíamos.
Vocação Catequista: por que a vivência comunitária é essencial para a missão?
Saiba como a vivência comunitária fortalece a missão do catequista e inspira a evangelização além dos encontros. Confira o vídeo!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.