Com a partida do Papa Francisco, muitos termos utilizados pela Igreja começam a repercutir em todo o mundo.
Um deles é ‘Sede Vacante’ que significa que, neste período, a Igreja Católica está sem um Papa, até que um novo seja escolhido no Conclave. Isso ocorre quando um Santo Padre falece ou renuncia, e ainda não houve a eleição do sucessor.
Após os nove dias de luto que a Igreja vive após o funeral do Papa, este processo de eleição pode levar de 15 a 20 dias para ter início.
Durante este tempo, sem a presença de um Papa, as funções papais são conduzidas pelo Camerlengo, o cardeal encarregado de administrar a Igreja durante a sede vacante, e pela Cúria Romana, o conjunto de cardeais e outros membros responsáveis pela administração da Igreja.
Saiba como esse momento deve ser vivido na Igreja:
Neste período os cristãos católicos são convidados a rezar pela alma do Papa falecido na celebração da Eucaristia e na Liturgia das Horas.
Durante a Sede Vacante e até à eleição do novo Sumo Pontífice, na Oração Eucarística e nas intercessões da Liturgia das Horas omite-se o nome do Papa.
Por isso, nesta Oitava da Páscoa, celebra-se a Missa do dia. Nas orações eucarísticas, acrescente-se a lembrança do Papa nas intercessões pelos defuntos. Nas orações dos fiéis, insira-se uma intenção especial pelo Papa Francisco.
Neste momento, é importante, também, que os católicos se unam em orações pelo novo Papa.
Você, de modo pessoal, pode:
Rezar o terço: em intenção do novo Papa e da Igreja
Oração: escolher uma oração do dia e dedicar a intenção do Sucessor de Pedro
Missa: participar da Missa com a intenção de pedir um novo Papa.
A Igreja Católica incentiva a participação ativa dos fiéis em oração durante a Sede Vacante, para que a eleição do novo Papa seja guiada pela providência divina.
Durante esse tempo, a Igreja pode celebrar, com autorização da autoridade competente, a Missa votiva “Pela eleição do Sumo Pontífice” (Missae Votivae, n.º 4 – Pro Eligendo Summo Pontifice).
Esse formulário litúrgico foi usado, por exemplo, antes dos conclaves de 2005 e 2013. As orações que compõem essa Missa são dirigidas a Deus, pedindo que conceda à Igreja um novo pastor segundo o Seu coração, por meio da ação do Espírito Santo.
Rezemos a Oração da Coleta, presente neste formulário:
Deus, Pastor eterno,
que governais o vosso rebanho com solicitude constante,
concedei à vossa Igreja, na vossa infinita bondade,
um pastor que vos agrade pela santidade de vida
e que, com vigilante solicitude, dirija o vosso povo.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.
:. Cardeal Camerlengo realiza rito de constatação da morte de Francisco
A Educação sob a ótica de atitudes pedagógicas
Educar é uma missão exigente, muito mais que transmitir conhecimento, é formar na ética e nas virtudes. Conheça o livro “A Educação Sob a Ótica de Atitudes Pedagógicas”, um suporte para pais e educadores.
Sacramentos da Santa Igreja: tire suas dúvidas sobre a Eucaristia
Saiba o que é a Eucaristia, quem pode comungar e como se preparar para receber Jesus na Primeira Comunhão.
Videocast: Ser mãe é renunciar a si mesma?
A série de videocasts 'Com a Mãe da Esperança' chega aos mês das mães retratando temas importantes da maternidade. Neste episódio falamos da renúncia diária das mães.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.