A Quarta-feira Santa é outro dia importante dentro da Semana Santa. Embora este dia não conte com celebrações amplas, como, Domingo de Ramos ou Sexta-feira Santa, ela tem um grande significado, especialmente, em termos de reflexão sobre os eventos que antecedem a morte de Jesus e a preparação espiritual para os grandes momentos da Semana Santa.
A Quarta-feira Santa é tradicionalmente associada a dois principais acontecimentos retratados nas passagens bíblicas, como, a Traição de Judas, que é uma das principais leituras litúrgicas dessa data. Judas Iscariotes negociou a entrega de Jesus aos líderes religiosos em troca de 30 moedas de prata. Esse é o momento em que o processo de condenação de Jesus começa a tomar forma, sendo um prelúdio para a agonia e a crucificação.
“Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi encontrar-se com os sumos sacerdotes e lhes disse: “Que me dareis, se eu vos entregar Jesus?” Eles lhe pagaram trinta moedas de prata. E, desde aquela hora, procurava uma boa ocasião para entregá-lo.” (Mateus 26, 14-16)
Rezemos nesta Quarta-feira Santa:
Ó, Senhor, Deus da vida e da paz,
faz-nos banhar inteiramente com o mistério redentor de Cristo.
Aproximam-se os dias de sua paixão e morte.
É a vida doada ao extremo por vosso Filho Jesus,
Prova incontestável de amor por nós.
Perdoai, Senhor, nossa mesquinhez, nosso orgulho e vaidades,
O orgulho dos que se acham acima de vós, que se põem acima do céu e da terra.
É triste ver o quanto recusam vosso amor em nossos dias,
Pois vivemos dias de banalidades, de indiferenças, de frieza e de absolutismos pessoais.
Derrubai-nos, Senhor, de nossos tronos humanos, e fazei-nos viver com vosso Filho,
Caminhar com Ele para a paixão,
para também com Ele ressuscitarmos para a dignidade e para a vida nova.
Amém.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.