O que quer dizer o nome “Ministro Extraordinário”? Qual a principal função de um Ministro da Eucaristia? Será que é somente a distribuição da Comunhão? E fazer parte do ministério é uma posição privilegiada dentro da comunidade ou paróquia?
No Santuário Nacional, na Solenidade de Corpus Christi, no dia 19 de junho, novos ministros da eucaristia serão investidos na Missa das 18h, na alegria de servirem a Jesus Eucarístico.
Veja a explicação do Padre Camilo Júnior, C.Ss.R. neste vídeo especial:
Da explicação do Missionário Redentorista, vale atentarmos para estes 4 tópicos importantes sobre o assunto:
A expressão “ministro extraordinário” é para indicar que os ministros ordinários da Eucaristia são o Padre e o Bispo.
Os leigos auxiliam os padres na distribuição da comunhão para os fiéis, sejam nas celebrações, como também na comunhão para os enfermos e idosos nas casas.
Aliás, a primeira e fundamental função do ministro extraordinário da comunhão é levar a Eucaristia para aqueles que se encontram impossibilitados de participar fisicamente da comunidade, seja por motivo de saúde ou idade.
Levar a comunhão para estes irmãos e irmãs é uma forma bonita de mostrar que eles são parte da comunidade e que Jesus continua alimentando a todos com sua Palavra e a Eucaristia.
Ser Ministro Extraordinário da Comunhão não é um status dentro da comunidade, mas sim um serviço na caridade. Ministério é serviço. Por isso, é importante que o ministro entenda que ele recebeu da Igreja um mandato para servir.
Assim, em muitas dioceses, já é colocado um tempo para o exercício deste ministério, para que ninguém se perpetue na função e entenda que estão ali para o bem da comunidade e para a construção do Reino de Deus. Não é o leigo que se oferece para ser ministro; ele é uma escolha feita pelo pároco, com indicação também da comunidade.
Importante também destacar que o Ministro Extraordinário da Comunhão está a serviço da unidade na comunidade.
Estando a serviço da Eucaristia, ele tem a importante missão de testemunhar que o amor do Cristo nos une e, por isso, devemos crescer na fraternidade e na compaixão. Por isso, o ministro deve revelar a presença de Cristo, tanto na comunhão que entrega, como em seu coração, que deve amar e servir do jeito de Jesus.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.