A Liturgia da Igreja Católica é diversa e rica em símbolos, algo claramente notado nos paramentos sagrados, em que a cor varia de acordo com o tempo litúrgico e as comemorações de Nosso Senhor, da Virgem Maria ou dos Santos.
“A diferença das cores nas vestes sagradas tem a finalidade de expressar, bem como no uso externo, a característica particular dos mistérios da fé que vão ser celebrados e o sentido da vida cristã no longo caminho em curso do ano litúrgico” (Instrução-Geral do Missal Romano — IGMR 307).
Normalmente, durante este tempo, são utilizadas quatro colorações das vestes: branca, vermelha, verde e roxa. Além destas, mais quatro cores são usadas, mas em situações especiais: dourado, rosa, azul e preto.
Qual o significado de cada cor?
Branco

É a cor predominante da Ressurreição, a mais tradicional, pois lembra a cor das vestes de Cristo transfigurado, dos anjos em suas aparições, dos resgatados pelo sangue do Cordeiro, simbolizando a vitória, a paz e a alegria.
É usado na Quinta-feira Santa, na Vigília Pascal do Sábado Santo, em todo o Tempo Pascal, no Natal, no Tempo do Natal, nas festas dos santos (quando não mártires) e nas Solenidades e festas do Senhor (exceto da Paixão), nas festas e memória da Bem-aventurada Virgem Maria, dos Santos Anjos, na festa de Todos os Santos, São João Batista, São João Evangelista, Cátedra de São Pedro e Conversão de São Paulo.
.:. Leia mais sobre a liturgia no tempo da Quaresma
Vermelho

Simboliza o fogo, o sangue, o amor divino, o martírio; a cor do fogo do Espírito Santo e do sangue dos mártires.
É usado no Domingo de Ramos e da Paixão, na Sexta-feira Santa, no Domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos, dos Santos mártires e dos Evangelistas.
Verde

Simboliza a esperança que todo cristão deve professar. É a cor do Tempo Comum (quando no Tempo Comum se celebra uma festa do Senhor ou dos santos, usa-se a cor correspondente).
Roxo

Simboliza a penitência e também a dor. Usa-se no Tempo do Advento e da Quaresma.
Seu uso também se estende aos ofícios e às missas pelos mortos. Nota-se certa tendência para se usar outros tons de violeta no Tempo do Advento, com o intuito de haver uma distinção do Tempo da Quaresma.
O Advento é tempo de feliz expectativa e de esperança, num viver sóbrio, e não de penitência, como a Quaresma. Mas não há nenhuma regra específica.
Cores opcionais
Dentro da liturgia, outros tons podem ser utilizados nas celebrações. O rosa é raramente utilizado, e simboliza uma breve “pausa” na tristeza da Quaresma e na preparação do Advento.
Pode-se usar no terceiro Domingo do Advento, chamado “Gaudete”, e no quarto Domingo da Quaresma, chamado “Laetare”. Estes são os chamados “domingo da alegria”.

A cor preta é símbolo de luto. Pode ser usada nas missas pelos mortos, corpo presente e Finados. Não foi abolido, embora tenha sido fortemente deixado de lado.
Em algumas datas, é utilizada a cor dourada, considerada a cor das Solenidades e grandes festas litúrgicas, tais como a Páscoa, o Natal e as ordenações. Nessas ocasiões, o sacerdote pode usar essa cor no lugar do branco, do vermelho ou do verde.
Em alguns países é permitido utilizar o azul nas celebrações em honra de Nossa Senhora. Simboliza a santidade e a divindade. Essa cor não é autorizada para o uso comum.
Neste vídeo, Padre Camilo explica sobre o que cada cor significa
Veja também:
.:: Aprendizados da quaresma para a caminhada cristã.
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...