Na manhã deste domingo, 12 de julho, o Papa Leão XIV afirmou na locução que precedeu a oração do Angelus na Praça da Liberdade em Castel Gandolfo que Deus continua a confiar em cada um de nós, mesmo diante de nossas fraquezas.
A reflexão partiu do Evangelho dominical sobre a Parábola do Semeador (Mt 13, 1-23), que revela a generosidade e confiança com que Deus lança sua Palavra nos corações.
“O próprio Jesus, o verbo que se fez homem e deu a sua vida por nossa salvação, é a semente que o Pai continua a espalhar pelo mundo para que, ao morrer, dê muito fruto”.
Ao proferir estas palavras, o pontífice destacou, assim como diz o evangelho, que o Senhor pode encontrar em nós um “terreno duro e insensível, outras vezes, distraído”, mas há momentos em que encontra uma terra boa e fértil que ocasiona uma transformação verdadeira. Por esse motivo, disse o papa, Deus não desiste de semear, porque sabe que seu amor é maior que a fraqueza humana.
Ainda, Leão XIV afirmou que, tratando-se das almas, nas mãos de Deus, o terreno de pedras pode se tornar terra fértil. E essa generosidade dEle para conosco não é ingênua, mas sábia, pois:
“Sabe aproveitar em nós a possibilidade de um bem do qual, por vezes, nem sequer percebemos. Por isso, o Senhor, que conhece o terreno do nosso coração melhor do que nós próprios, não deixa de acreditar em nós, em quem somos e em quem podemos nos tornar dia após dia se entregarmos a Ele com fé”.
O papa ainda acrescenta que, a partir da gratuidade e confiança de Deus, que lança a semente, e da humildade de quem recebe, crescem nos corações os frutos do Espírito Santo, tão necessários ao mundo de hoje:
amor
alegria
paz
paciência
benignidade
bondade
fidelidade
mansidão
autodomínio
Por fim, o pontífice convidou os fiéis a reservar tempo para a escuta, a leitura e meditação da Palavra de Deus, além de fazer momentos de silêncio e oração.
Leia +
Evangelho: a parábola do semeador e o coração do cristão
Dia do Cantor: voz como instrumento de fé e evangelização
Conheça, neste dia do cantor, a origem do canto na tradição cristã e como a música se tornou instrumento de oração, evangelização e louvor. Leia e entenda!
Evangelho: a parábola do semeador e o coração do cristão
Na série Domingo com o Senhor Pe. Guilherme Viana explica como a parábola do semeador convida a preparar o coração para acolher a Palavra de Deus e dar frutos.
O que significa o "amém" na oração do Pai-Nosso?
No último episódio da série sobre a Oração do Pai-Nosso, entenda o significado da expressão final 'amém' na condução do Pe. Pablo Moreira, C.Ss.R.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.