“Nossa grande alegria por esse encontro, uma gentileza do vosso coração de pastor que nos edifica”, ressaltou Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano de São Carlos e secretário do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ao Papa Francisco, na manhã da quinta-feira, 29 de setembro, em audiência na Biblioteca Vaticana, no âmbito da Visita Ad Limina Apostolorum.
Leia MaisBispo revela reação do Papa ao ser solicitado a defender democracia brasileiraPapa Francisco ganha livro "Êxodo - Caminho para a Libertação", de Dom Orlando Brandes no Vaticano Os 25 bispos das regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto que integram o grupo do Regional Sul 1, e o padre administrador diocesano de São João da Boa Vista, relataram ao Papa Francisco as realidades eclesiais e sociais das três arquidioceses e 20 dioceses paulistas.
Durante a partilha, Francisco recordou as quatro “proximidades” importantes na vida do bispo: a proximidade com Deus na oração; entre os bispos no afeto colegial; com os padres, colaboradores do ministério episcopal, e com todo o povo de Deus.
“Foi um momento muito especial na vida de cada bispo. Me senti um irmão no meio dos irmãos, junto do irmão mais velho, o Santo Padre” disse Dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, sobre as palavras de ânimo que o Papa Francisco dirigiu ao episcopado.
“O Papa nos acolheu como um verdadeiro pai”, disse o bispo diocesano de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, ao indicar o tom de fraternidade e partilha da audiência que contou com momentos de escuta, de fala e de oração do pontífice.
O foco das palavras do Papa Francisco foi na experiência sinodal da Igreja , para que sempre seja conduzida pelo Espírito Santo, e demostrou também sua preocupação para com as guerras existentes no mundo e pediu ao episcopado uma presença pacificadora, intermediando sempre para o fim de qualquer tipo de conflito.
“Conversamos como irmãos! Saímos entusiasmados e impressionados com a disponibilidade e a abertura do Santo Padre”, explicou dom Milton Kenan Júnior, bispo diocesano de Barretos.
Nesta sexta-feira, 30 de setembro, os bispos encerram a agenda em Roma no Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, na Secretaria de Estado do Vaticano, a celebração da Santa Missa e a reunião com a diretoria do Pontifício Colégio Pio Brasileiro que, em Roma, abriga padres do Brasil para o aperfeiçoamento intelectual.
Preocupação do Papa com as vocações
Neste vídeo do Facebook do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida avaliou como foi a visita ao Vaticano, realizada na semana passada, e expressou que o Papa está atento para que novas vocações sacerdotais possam aparecer.
Esta visita é uma verdadeira peregrinação à diocese de Roma, rezando sobre os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, considerados os pilares da Igreja Católica. Os dois apóstolos foram mártires no seguimento a Jesus Cristo.
A visita é “um instrumento e uma expressão concreta da catolicidade da Igreja, da unidade do colégio dos Bispos incorporada na pessoa do sucessor de São Pedro e marcada pelo lugar do seu martírio” (Nota Teológica do Diretório da Visita Ad Limina, 1988), tendo como certeza que sendo Cristo o mediador junto ao Pai, a Igreja é a unidade criada pelo Espírito Santo.
Fonte: PASCOM, CNBB Regional 1, Vatican News
Como manter a calma e a mansidão nos dias de hoje?
Comece bem a semana com esta reflexão do A12 sobre a calma e a mansidão
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.