“Nossa grande alegria por esse encontro, uma gentileza do vosso coração de pastor que nos edifica”, ressaltou Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano de São Carlos e secretário do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ao Papa Francisco, na manhã da quinta-feira, 29 de setembro, em audiência na Biblioteca Vaticana, no âmbito da Visita Ad Limina Apostolorum.
Leia MaisBispo revela reação do Papa ao ser solicitado a defender democracia brasileiraPapa Francisco ganha livro "Êxodo - Caminho para a Libertação", de Dom Orlando Brandes no Vaticano Os 25 bispos das regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto que integram o grupo do Regional Sul 1, e o padre administrador diocesano de São João da Boa Vista, relataram ao Papa Francisco as realidades eclesiais e sociais das três arquidioceses e 20 dioceses paulistas.
Durante a partilha, Francisco recordou as quatro “proximidades” importantes na vida do bispo: a proximidade com Deus na oração; entre os bispos no afeto colegial; com os padres, colaboradores do ministério episcopal, e com todo o povo de Deus.
“Foi um momento muito especial na vida de cada bispo. Me senti um irmão no meio dos irmãos, junto do irmão mais velho, o Santo Padre” disse Dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, sobre as palavras de ânimo que o Papa Francisco dirigiu ao episcopado.
“O Papa nos acolheu como um verdadeiro pai”, disse o bispo diocesano de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, ao indicar o tom de fraternidade e partilha da audiência que contou com momentos de escuta, de fala e de oração do pontífice.

O foco das palavras do Papa Francisco foi na experiência sinodal da Igreja , para que sempre seja conduzida pelo Espírito Santo, e demostrou também sua preocupação para com as guerras existentes no mundo e pediu ao episcopado uma presença pacificadora, intermediando sempre para o fim de qualquer tipo de conflito.
“Conversamos como irmãos! Saímos entusiasmados e impressionados com a disponibilidade e a abertura do Santo Padre”, explicou dom Milton Kenan Júnior, bispo diocesano de Barretos.
Nesta sexta-feira, 30 de setembro, os bispos encerram a agenda em Roma no Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, na Secretaria de Estado do Vaticano, a celebração da Santa Missa e a reunião com a diretoria do Pontifício Colégio Pio Brasileiro que, em Roma, abriga padres do Brasil para o aperfeiçoamento intelectual.

Preocupação do Papa com as vocações
Neste vídeo do Facebook do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida avaliou como foi a visita ao Vaticano, realizada na semana passada, e expressou que o Papa está atento para que novas vocações sacerdotais possam aparecer.
Esta visita é uma verdadeira peregrinação à diocese de Roma, rezando sobre os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, considerados os pilares da Igreja Católica. Os dois apóstolos foram mártires no seguimento a Jesus Cristo.
A visita é “um instrumento e uma expressão concreta da catolicidade da Igreja, da unidade do colégio dos Bispos incorporada na pessoa do sucessor de São Pedro e marcada pelo lugar do seu martírio” (Nota Teológica do Diretório da Visita Ad Limina, 1988), tendo como certeza que sendo Cristo o mediador junto ao Pai, a Igreja é a unidade criada pelo Espírito Santo.
Fonte: PASCOM, CNBB Regional 1, Vatican News
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.