O Cardeal Tarcisio Bertone entregou o cargo de Secretário de Estado da Santa Sé na manhã desta terça-feira (15) em audiência no Vaticano, na presença do Papa Francisco. O prelado assumiu a função em setembro de 2006, no pontificado de Bento XVI.
Na audiência de despedida estavam presentes os demais membros da Secretaria de Estado. Era prevista a tomada de posse do novo secretário, dom Pietro Parolin, mas foi adiada por motivos de saúde.
Dom Pietro foi submetido a uma pequena cirurgia neste mesmo dia, e assumirá o cargo em algumas semanas. Dom Pietro ocupava a função de núncio apostólico na Venezuela (embaixador da Santa Sé) desde 2009.
Ao Cardeal Tarcisio Bertone, o Pontífice agradeceu pelo serviço prestado ao longo dos sete anos que esteve à frente da Secretária de Estado.
“Vejo no senhor um filho de Dom Bosco. Todos nós fomos marcados por sua história. Penso ao longo serviço à Igreja, tanto no ensinamento quanto no ministério de Bispo diocesano e no trabalho na Cúria até o cargo de Secretário de Estado. Parece-me que o fio condutor tenha sido a sua vocação sacerdotal salesiana que a marcou desde a tenra idade e que a levou a desempenhar todos os cargos com profundo amor pela Igreja, generosidade e com a típica mistura salesiana que une um espírito sincero de obediência a uma grande liberdade de iniciativa e criatividade pessoal”, disse o Papa.
“O comportamento de fidelidade incondicional e absoluta lealdade a Pedro, característica distintiva de seu mandato como Secretário de Estado, tanto em relação a Bento XVI quanto a mim nesses meses. Eu senti isso em muitas ocasiões e lhe agradeço profundamente por isso”, completou.
Sobre o novo secretário, Dom Pietro, o Papa Francisco destacou que ele tem conhecimento do funcionamento da Secretaria de Estado. “Ele conhece muito bem a família da Secretaria de Estado, pois aqui trabalhou por muitos anos, com dedicação e competência, e com a capacidade de diálogo e traço humano que são uma sua característica. Num certo sentido é como voltar para casa”.
O Papa finalizou a audiência agradecendo os membros que atuam na Secretaria e pedindo orações: “Convido todos vocês a rezarem por mim, pois eu preciso, e gostaria que vocês tivessem a certeza de minha oração, amizade, proximidade e reconhecimento pelo trabalho que desempenham”.
O Cardeal Tarcisio Bertone continua na presidência do Instituto para as Obras Religiosas (IOR), conhecido como Banco do Vaticano, e é o cardeal camerlengo, a quem compete, entre outras funções, a presidência da Câmara Apostólica que atua no período de Sé Vacante.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.