“Sou novo no cargo”, disse o Papa Leão XIV, provocando risadas ao afirmar: “Ainda não completei um mês no novo emprego e há muito a aprender. Mas estou feliz por estar com vocês esta manhã.”
Foi assim que o Santo Padre iniciou um encontro com os participantes do Simpósio dedicado aos 1700 anos do Concílio de Niceia, promovido pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino há alguns dias.
Esse bom humor abre um convite para refletirmos sobre como acolhemos quem inicia algo: um trabalho, um curso, o primeiro dia de aula. Já parou para pensar?
O Papa nos dá essa lição com exemplos da sua rotina de primeiros dias como Pontífice da Igreja Católica, e saiba que essas dicas podem ser reproduzidas em nosso dia a dia!
No dia seguinte ao Conclave, o Papa se reencontrou com os cardeais que o escolheram na Capela Sistina e celebrou uma Missa junto a eles. Em certo momento, visitou o Dicastério, onde trabalhou por um bom tempo e fez sua primeira oração pública, o Regina Caeli, tudo como uma forma de mergulhar na estrutura da nova função que passaria a integrar.
arrow_forward Na vida real, isso significa que ao iniciar um novo emprego ou um curso na faculdade, é primordial conhecer os setores, visitar cada espaço, entender quem faz o que – isso gera senso de pertencimento e autonomia aos demais.

O novo Papa, em suas primeiras palavras, assim que saiu na varanda logo que foi eleito, disse:
“Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus”.

Todos que esperavam na Praça de São Pedro o anúncio de um Papa se comoveram. Neste primeiro discurso, ele também cumprimentou a Diocese de Chiclayo no Peru, reverenciando seu passado nesta comunidade.
arrow_forward No trabalho ou na escola, isso também pode ser feito: apresente-se, cumprimente todos, conte de onde você veio e se interesse pelas pessoas e suas histórias, e lembre-se de valorizar a bagagem de cada um.
Ainda em seu primeiro discurso, o Papa destacou três temas centrais: paz, sinodalidade e reconciliação, traços que já sentimos que podem marcar o seu pontificado.

arrow_forward Para nós, significa estar interessado e ouvir com atenção sobre a missão da equipe, do curso, do grupo. Compreender valores e objetivos compartilhados pelo trabalho e colegas ajuda na adaptação, que muitas vezes pode ser dificultosa por diversos motivos, mas que com o tempo pode melhorar!
Ao pedido de desculpas pelo atraso, Leão XIV usou metáfora do emprego: “não completei um mês… há muito a aprender”. Isso revela transparência e atitude de quem quer crescer no cargo e na empresa.
arrow_forward Em qualquer início, seja sincero e aberto ao diálogo: pergunte, reconheça que ainda está se ajustando, peça apoio – isso deixa claro que você está interessado em aprender e ser útil aos colegas e à empresa.

O Papa Leão XIV mostrou que, mesmo iniciando um grande trabalho como o ministério petrino, podemos sempre nos expressar com leveza: pedir desculpas, reconhecer falhas, pedir tempo.
Inclusive, para muitos católicos, ele já passou no período de experiência!

arrow_forward E você, ao começar algo novo, já adotou esse modo de agir?
Cumprimentar, conhecer, pedir paciência, oferecer ajuda: tudo pode transformar a adaptação num momento cada vez menos doloroso e de aprendizado!
add_box Por que o Papa é chamado de “Papa”?
Fonte: Vatican News
Você sabia que se arrepender também é considerado ser forte?
Livro “Da culpa ao arrependimento”, de René Dentz, investiga a coragem investida no ato de se arrepender e que age de forma transformadora na vida
Comissão Petrocchi publica relatório sobre o diaconato feminino
Relatório da Comissão Petrocchi apresenta conclusões sobre o diaconato feminino e a atuação das mulheres na vida e na missão da Igreja.
Carlo Acutis, Frassati e mais: relembre as canonizações do ano!
Portal A12 faz retrospectiva das principais notícias da Igreja no mundo em 2025. Nesta 1ª matéria, recorde a vocação dos santos canonizados pelo Papa Leão XIV
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.