O Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, celebrado em 8 de fevereiro pela Igreja, será ampliado em 2025 para uma semana de mobilização global.
O Papa Francisco receberá uma delegação especial no Vaticano e a iniciativa contará com uma peregrinação on-line atravessando todos os continentes.
Na véspera do evento, o Papa acolherá no Vaticano jovens embaixadores, sobreviventes e representantes de organizações que combatem essa grave violação da dignidade humana. Logo após, ocorrerá uma peregrinação virtual, conectando fiéis de diferentes países em oração.
A transmissão ao vivo estará disponível em cinco idiomas, incluindo português, pelo canal oficial do evento no YouTube.
Tema: esperança contra o tráfico
O lema deste ano é “Embaixadores da Esperança. Juntos contra o tráfico de pessoas”, um chamado do Jubileu para ações concretas.
Francisco tem sido um forte defensor dessa causa desde que instituiu o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico, em 2015, festa de Santa Bakhita, religiosa sudanesa vítima de tráfico e símbolo universal do empenho da Igreja contra o fenômeno.
A iniciativa conta com a organização da Talitha Kum, rede internacional que reúne mais de 6 mil religiosas, além do apoio de diversos organismos da Igreja.

Dados da ONU indicam que 50 milhões de pessoas são vítimas do tráfico no mundo. As principais vítimas são mulheres, crianças, migrantes e refugiados. Uma em cada três vítimas é menor de idade, e 79% dos casos de exploração sexual afetam mulheres e meninas.
A vulnerabilidade aumenta entre aqueles forçados a migrar. Estima-se que 120 milhões de pessoas tenham sido deslocadas por guerras, pobreza e desastres ambientais, ficando mais expostas a redes criminosas.

Entre 2 e 8 de fevereiro, diversas iniciativas serão realizadas em Roma e pelo mundo. Entre os eventos confirmados, encontros de formação e testemunhos de sobreviventes e um dia destinado ao diálogo e mobilização global, com o lançamento de um novo apelo contra o tráfico.
A irmã Abby Avelino, coordenadora do evento, reforça o chamado à ação:
“Para combater essa escravidão moderna, precisamos unir forças e trabalhar com as vítimas e sobreviventes. Manter a esperança diante da exploração é um desafio, mas devemos perseverar para construir um mundo mais justo.”
:: O Tráfico de pessoas e Santa Bakhita
Fonte: Vatican News
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.