Santo Padre

Do Rio ao Panamá: relembre as Jornadas Mundiais que o Papa participou

A primeira participação do Pontífice em uma JMJ foi no Rio de Janeiro, em 2013, durante sua primeira Viagem Apostólica

Escrito por Guilherme Gomes

31 JUL 2023 - 12H01 (Atualizada em 31 JUL 2023 - 12H31)

Shutterstock/ Boris Stroujko

Leia MaisA12 em Lisboa: confira imagens exclusivas da sede da JMJ 2023Papa divulga vídeo para o mês de agosto e faz pedido especial para a JMJO Santo Padre, Papa Francisco, tem presença confirmada na Jornada Mundial da Juventude de Portugal, que acontece entre os dias 01 e 06 de agosto, em Lisboa.

Em terras portuguesas, o Pontífice participará da sua 4ª Jornada Mundial em dez anos de pontificado.

A primeira JMJ de Francisco foi no Rio de Janeiro, em 2013. Cerca de 4 milhões de jovens rezaram com o Papa “que veio da periferia do mundo”. O tema do encontro foi "Ide e fazei discípulos entre as nações!".

Durante a Santa Missa na orla de Copacabana, o Papa proferiu três palavras:

"Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe mais alegria. Queridos jovens, regressando às suas casas, não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho. Levar o Evangelho é levar a força de Deus, para extirpar e destruir o mal e a violência; para devastar e derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio; para construir um mundo novo”, falou.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


Já em 2016, na Polônia
, o lema foi "Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia".

Na terra de São João Paulo II e Santa Faustina Kowalska, o Papa rezou junto com mais de um milhão e meio de jovens. Na vigília no Campus Misericordiae de Cracóvia, o Papa conversou com os jovens, a quem definiu como "uma oportunidade para o futuro", exortando-os a ter a "coragem" de ensinar aos adultos "que é mais fácil construir pontes do que construir muros!".

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


Em
janeiro de 2019, mais de 700.000 jovens se reuniram no Panamá para a JMJ com o Papa Francisco.

Foi o primeiro encontro após o Sínodo da Juventude. O tema escolhido foi “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Geograficamente, o encontro acontece sempre em um lugar onde existem graves problemas sociais, econômicos, políticos, migrações forçadas, violência, tráfico de drogas.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


O
Papa recorda o "sim" de Maria e exorta os jovens a tomar consciência de sua força que pode mudar o mundo. No Campo San Juan Pablo II - Metro Park, após a Santa Missa com os jovens, o Papa reiterou:

Estamos a caminho: continuai a caminhar, continuai a viver a fé e a partilhá-la. Não vos esqueçais que não sois o amanhã, mas o agora de Deus", pediu o Papa.

.:: Fique por dentro das notícias da JMJ!

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...