FALTA POUCO! Vem aí a 18ª Romaria do Terço dos Homens

Santo Padre

Documentários apresentam Leão de Chicago e do Peru

“Leo from Chicago” e “León de Perú” mostram o caminho humano e espiritual do Papa Leão XIV, desde suas origens nos Estados Unidos até sua missão entre os pobres do Peru.

Escrito por Beatriz Nery

11 NOV 2025 - 09H43 (Atualizada em 11 NOV 2025 - 17H10)

Vatican Media

Por ocasião dos seis meses de pontificado de Papa Leão XIV, a Vatican Media lançou o documentário “Leo from Chicago”, que retrata a infância, as raízes familiares e a vocação agostiniana de Robert Francis Prevost. A produção segue os passos do Pontífice em sua terra natal, com depoimentos de irmãos, colegas e amigos que revelam um homem “educado, gentil e propenso ao diálogo”.

O filme mostra o jovem “Bob”, como ainda o chamam em Chicago, vivendo sua fé desde cedo e aprofundando sua vocação na Villanova University e na Catholic Theological Union. Amigos e professores descrevem um homem que unia firmeza e ternura.

“Não foi levado para um pedestal, mas se colocou a serviço de outras pessoas. Isso o tornou excepcional”, afirma a irmã Dianne Bergant, sua antiga professora.

O documentário, disponível no canal do YouTube da Vatican News, foi produzido pelo Dicastério para a Comunicação em parceria com a Arquidiocese de Chicago e o Apostolado El Sembrador Nueva Evangelización (ESNE).

Do coração de Chicago ao povo do Peru

Em junho, pouco mais de um mês de sua escolha como Papa, o documentário “León de Perú” apresenta o outro lado da história: os 20 anos de missão de Leão XIV no Peru, onde ele é lembrado com profundo carinho.

“El Papa es peruano!”, dizem com orgulho os fiéis das paróquias de Chiclayo e Trujillo, onde o então Padre Prevost atuou como pastor, formador e amigo dos pobres.

Os que assistem são convidados a percorrer estradas de terra, comunidades simples e corações cheios de fé, mostrando um homem que caminhava “de sandálias pelas avenidas cheias de basura” e ajudava pessoalmente famílias atingidas pelas enchentes do El Niño.

Durante a pandemia, “el padre Roberto” também se destacou pela criatividade pastoral, enviando alimentos e esperança a quem nada tinha.

“Depois de ter estudado tanto, para onde foi? Aos pobres... Aos pobres, que precisam da pregação de Jesus”, resume o padre agostiniano Tom MacCarthy.

“León de Perú”, também do Dicastério para a Comunicação, estreou na Filmoteca do Vaticano e está disponível em vários idiomas, incluindo o português.

:: Papa é padrinho de peruana: conheça essa história!

Fonte: Vatican News

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...