Santo Padre

É ‘fake’: casaco do Papa foi criado por inteligência artificial

Na última segunda-feira (27), após a montagem viralizar na internet, o Pontífice recebeu, no Vaticano, um grupo para falar sobre tecnologia e inteligência artificial

Escrito por Guilherme Gomes

28 MAR 2023 - 15H49 (Atualizada em 28 MAR 2023 - 16H22)

Reprodução/ Twitter

Leia MaisSe você sente que perdeu as esperanças, veja este Angelus do PapaVeja a programação do Papa Francisco na Semana SantaViralizou e, antes de mais nada, é importante informar: é fake.

No último sábado (25), o mundo da internet se surpreendeu ao se deparar com uma foto um tanto quanto diferente do Papa Francisco.

Na imagem, o Pontífice aparece vestindo um casaco branco estiloso assinado, supostamente, pelo estilista papal Filippo Sorcinelli.

A foto, no entanto, é uma montagem feita por meio de um programa de Inteligência Artificial, o Midjourney, uma ferramenta que produz imagens a partir do uso de tecnologia.

Reprodução/ Twitter
Reprodução/ Twitter
Imagem falsa criada por IA mostra o Papa com um vestuário diferente do usual



No Twitter,
diversos perfis repostaram a imagem tratando-a como uma foto real, gerando até discussões de que ela teria causado controvérsia entre os católicos. Enquanto alguns elogiavam o estilo do Papa, outros o criticavam pela forma "pouco ortodoxa" de se vestir.

Reprodução/ Twitter
Reprodução/ Twitter


As
mãos do Pontífice e o crucifixo desproporcionais foram os principais indícios para que o mistério fosse desvendado.

O Papa e a tecnologia

Na última segunda-feira (27), durante audiência, no Vaticano, Francisco recebeu cerca de 30 pessoas do mundo da tecnologia, que estavam em Roma para um encontro anual, e falou sobre o tema.

A tecnologia é de grande ajuda para a humanidade. Pensemos nos inúmeros avanços nos campos da medicina, engenharia e comunicações. E enquanto reconhecemos os benefícios da ciência e da tecnologia, vemos neles uma prova da criatividade do ser humano e da nobreza de sua vocação para participar responsavelmente da ação criativa de Deus”, disse o Santo Padre à Vatican News.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media
O Papa na audiência aos participantes do encontro "Minerva Dialogues"



E continuou:

Nesta perspectiva, continuou o Santo Padre, considero que o desenvolvimento da inteligência artificial e da aprendizagem da máquina tem o potencial de dar uma contribuição benéfica para o futuro da humanidade. Estou certo, entretanto, de que este potencial só será realizado se houver uma vontade coerente por parte daqueles que desenvolvem as tecnologias para agir de forma ética e responsável”, falou o Pontífice.

Francisco disse saudar os esforços das organizações internacionais para regular essas tecnologias de modo que elas promovam um progresso genuíno, ou seja, contribuam para deixar um mundo melhor e uma qualidade de vida integralmente superior.

O Papa concluiu reafirmando a convicção de que somente formas verdadeiramente inclusivas de diálogo podem permitir discernir sabiamente como colocar a inteligência artificial e as tecnologias digitais a serviço da família humana.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco!

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...