Leia MaisJMJ: Padaria tradicional de Lisboa produz biscoito com o rosto do PapaO Santo Padre, Papa Francisco, desde o início do seu pontificado, em 2013, preza pela comunicação efetiva com o mundo.
Além disso, o Pontífice tem como pilar do seu pastoreio a juventude católica. Não à toa, Francisco participou pela 4ª vez da Jornada Mundial da Juventude na última semana, em Lisboa, Portugal.
Durante seu retorno para Roma, na tradicional conversa com os jornalistas que o acompanharam durante a Viagem Apostólica, Francisco foi questionado sobre o motivo pelo qual leu somente pequenos trechos dos cinco discursos programados durante a JMJ.
Ainda durante o questionamento, foi levantada a hipótese de que o Santo Padre poderia estar se poupando por conta do seu estado de saúde. Ele afastou qualquer questão médica:
“A minha saúde vai bem. Os pontos foram tirados, levo uma vida normal”, disse o Papa.
Por ter cortado um discurso durante a Jornada Mundial, o Papa se explicou:
“Cortei o discurso porque havia uma luz na frente e não conseguia ler, vinha a luz e por isso cortei”, falou.
Durante sua resposta, Francisco disse que muitas indagações chegaram a ele através de Matteo Bruni, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, sobre o motivo pelo qual ele abreviou suas homilias.
O Papa informou que, exceto nas homilias acadêmicas, ele busca se comunicar de maneira mais clara com os fiéis, principalmente os jovens.
“Quando falo não nas homilias acadêmicas, busco fazê-lo de maneira mais clara. Quando falo, sempre busco a comunicação. Vocês viram que mesmo na homilia acadêmica, alguma brincadeira, alguma risada faço para controlar a comunicação”, disse Francisco.
O Santo Padre ainda disse que a juventude não se prende por muito tempo em longas falas e, por conta disso, ele sente o retorno e engajamento do público com aquilo que ele está falando.
“Os jovens não mantêm muito tempo de atenção. Imagine que se você faz um discurso claro com uma ideia, uma imagem, um afeto, podem acompanhar por oito minutos”, falou.
E completou:
“A Igreja deve se converter neste aspecto da homilia: breve, clara, com uma mensagem clara e afetuosa”, finalizou o Papa.
.:: Na volta da JMJ, Papa fala sobre silêncio em Fátima, abusos e de sua saúde
Fonte: Vatican News
“O melhor amigo é sempre Jesus”, lembra o Papa às crianças
Ao recordar sua infância como coroinha, Papa Leão XIV emociona e convida as crianças a serem promotoras da paz e do amor
Um dia para recordar os Papas santos
No dia 7 de julho, a Igreja celebra os Papas santos e beatos. Reze por eles e peça sua intercessão!
Virtudes cristãs no esporte: o que atletas podem nos ensinar
O que os atletas podem nos ensinar sobre as virtudes humanas e teologais a partir da prática do esporte? Reflita!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.