O Papa Leão XIV se reuniu com cerca de 35 mil fiéis na Praça São Pedro, nesta quarta-feira, 4 de junho, para a Audiência Geral.
Seguindo as catequeses sobre as parábolas de Jesus, refletiu hoje sobre a parábola dos operários, do Evangelho de Mateus (20).
“A metáfora da praça do mercado é também muito adequada aos nossos tempos, porque o mercado é o local dos negócios, onde, infelizmente, o afeto e a dignidade também se compram e vendem, na tentativa de ganhar algo. E quando não nos sentimos apreciados, reconhecidos, corremos o risco de nos vendermos ao primeiro comprador. O Senhor recorda-nos, em vez disso, que a nossa vida tem valor, e o seu desejo é ajudar-nos a descobri-lo”, afirmou o Papa.
O Papa destacou o proprietário da vinha, que sai várias vezes ao longo do dia para contratar operários, até mesmo no fim do expediente.
“Há sempre a possibilidade de encontrar um sentido, porque Deus ama a nossa vida.”
O Santo Padre explicou que o senhor da vinha paga um denário a cada um, inclusive aos que trabalharam menos. O pagamento não é sobre a quantidade, mas sobre a dignidade.
“Deus quer dar a todos o seu Reino, isto é, a vida plena, eterna e feliz. E assim Jesus faz conosco: não faz classificações, àqueles que lhe abrem o coração, entrega-se inteiramente.”
O Papa respondeu à dúvida que pode surgir: “Por que começar cedo se o pagamento é o mesmo?”
“Não esperem, mas respondam com entusiasmo ao Senhor, que nos chama a trabalhar na sua vinha. Não demorem, arregacem as mangas, porque o Senhor é generoso e não ficarão desiludidos! Trabalhando na Sua vinha, encontrarão a resposta para aquela pergunta profunda que trazem dentro de vocês: qual é o sentido da minha vida?”
Leão XIV concluiu com palavras de encorajamento:
“Queridos irmãos e irmãs, não desanimemos! Mesmo nos momentos sombrios da vida, quando o tempo passa sem nos dar as respostas que procuramos, peçamos ao Senhor que saia novamente e nos alcance onde o estejamos esperando. Ele é generoso e virá em breve!”
Fique por dentro de tudo o que acontece no Vaticano e acompanhe as palavras e gestos do Papa Leão XIV.
Fonte: Vatican News
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.